Análise

Base de Alcântara: prioridade no Governo Federal

Ministro Marcos Pontes (Ciências, Tecnologia e Inovações) vem trabalhando para por em prática os projetos para que a Base de Alcântara passe a funcionar com projetos que possam trazer emprego e renda para o Brasil, em especial, para o Maranhão

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Ministro Marcos Pontes tem se empenhado para colocar em prática as ações necessárias para desenvolver projetos na Base de Alcântara
Ministro Marcos Pontes tem se empenhado para colocar em prática as ações necessárias para desenvolver projetos na Base de Alcântara ( Foto: Divulgação)

São Luís - Na edição de hoje o jornal O Estado aborda uma entrevista concedida em rede nacional pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, onde ele destaca o interesse de diferentes países no Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Na entrevista, o ministro também deu ênfase à atuação da Fiema na construção do Programa de Desenvolvimento Integrado para a base maranhense e falou sobre a importância estratégica da posição do CEA para o mercado internacional. A previsão é de que o país alcance lucros de US$ 40 bilhões anuais a partir de 2040.

E essa não foi a primeira e nem será a última manifestação do ministro sobre o tema.

Esse tipo de posicionamento, a bem da verdade, tem sido uma rotina dentro da pasta que ele ocupa.

Desde que assumiu o ministério, Marcos Pontes trabalhou de forma árdua em favor da aprovação no Congresso Nacional do Acordo de Salvaguarda Tecnológicas (AST) que assegura uma parceria internacional entre Brasil e os Estados Unidos da América (EUA).

Leia também:

AL: governo do MA é autorizado a contrair novo empréstimo para asfaltamento

Profissionais de Segurança pública começarão a ser vacinados na próxima semana

Calamidade em pauta na Assembleia Legislativa

Depois de aprovada a matéria, ele deu início a uma série de incursões em Alcântara junto a parlamentares de diferentes estados do Brasil. O objetivo era fazer com que senadores e deputados federais entendessem de perto a importância da exploração comercial do CEA.

Em seguida ele passou a levar ministros de Estado para a cidade maranhense e fazer uma espécie de apelo junto aos colegas de primeiro escalão e ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por investimentos de diversos setores do Governo Federal na cidade de Alcântara.

E conseguiu.

Na última agenda conjunta em Alcântara, por exemplo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro propôs investimentos junto ao Sesi, Senac, Senai e Sebrae para a qualificação de mão de obra da população e, consequentemente, aproveitamento do cidadão daquele município no processo de expansão do CEA.

Já o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Pontes, garantiu dar início a análise sobre a viabilidade técnica de construção de um terminal portuário que facilitará a conexão São Luís - Alcântara.

O presidente Jair Bolsonaro, na ocasião da entrega de títulos de propriedade a comunidades quilombolas, prometeu a construção de uma agência da Caixa Econômica na cidade e investimentos em diversos setores para a melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento do município.

E o ministro Marcos Pontes continua a dar prioridade dentro da pasta, ao Centro Espacial.

Bem relacionado com os membros da bancada maranhense no Congresso e com uma postura diplomática junto às nações que demonstram interesse na exploração comercial do CEA, Marcos Pontes trata o tema com seriedade.

A expectativa, por isso, é de dias melhores num futuro próximo para Alcântara e para o desenvolvimento tecnológico no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.