Vacina contra Covid-19

Maranhão prossegue com distribuição da AstraZeneca e aguarda novo lote da CoronaVac

Lote com 49.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou nessa quinta (24) ao Estado.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Neste lote, 49.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca são distribuídas aos municípios do Maranhão.
Neste lote, 49.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca são distribuídas aos municípios do Maranhão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Continua nesta quinta-feira (25) a distribuição das 49.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca recebidas nessa quarta (24) pelo Maranhão, enviadas pelo Ministério da Saúde.

Ainda ontem, a capital São Luís adquiriu logo suas 9.210 doses da AstraZeneca e em seguida informou sobre a atualização do calendário de vacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), continua a vacinação de idosos acamados e a segunda dose da vacina em profissionais de Saúde. A partir de hoje, retoma a vacinação de idosos por faixa etária, e a imunização ocorre de forma simultânea no Centro Municipal de Vacinação e drive-thru na UFMA.

Leia mais:

Governo inicia distribuição de doses da vacina contra Covid-19 aos municípios

São Luís retoma campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25)

Três UPAs se tornam unidades de referência para casos suspeitos de Covid-19 em SL

Em entrevista à TV Mirante, nesta quinta, a secretária-adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira, disse que hoje os demais municípios da região metropolitana (Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) e a região de Imperatriz recebem mais doses desse novo lote da AstraZeneca.

Ainda está prevista para a tarde desta quinta-feira a chegada de mais uma remessa da vacina CoronaVac, com 29.600 doses, que serão distribuídas nesta sexta-feira (26) aos demais municípios do Maranhão. “Hoje à tarde o governo do Estado recebe novo lote da coronavac e aí sim a gente vai contemplar amanhã os demais municípios”, informou a secretária-adjunta.

O transporte é feito de forma aérea para dar agilidade no processo de entrega e pensando na conservação das doses. Waldeise Pereira explicou que o Estado tem seguido todo o protocolo de refrigeração para que a vacina chegue a cada município em boa qualidade. Depois, eles dão segmento a esta manutenção da temperatura para conservação das doses.

Logística de distribuição

A logística de entrega pelo governo do Estado varia de acordo entre a AstraZeneca e a CoronaVac.

Astrazeneca: por ter intervalo de três meses para aplicação entre as doses, faz-se a distribuição total aos municípios das doses recebidas no Estado.

Coronavac: por ter intervalo menor para aplicação entre a primeira e a segunda dose, o governo do Estado entrega a primeira parte da remessa aos municípios e retem outra para garantir a segunda dose. O governo espera, então, por aproximadamente 21 dias - que é o intervalo de tempo para que seja aplicada a segunda dose -, para enviar aos municípios a parte que estava retida.

Assista à matéria da TV Mirante

Vacinação em São Luís

Nesta etapa da campanha de vacinação em São Luís, serão imunizados com a primeira dose os idosos entre 80 e 83 anos que já haviam sido cadastrados anteriormente pela plataforma Vacina São Luís. De acordo com a programação da prefeitura, a vacinação acontecerá da seguinte maneira:

25 de fevereiro (quinta-feira): idosos com 83 anos;
26 de fevereiro (sexta-feira): idosos com 82 anos;
27 de fevereiro (sábado): idosos com 81 anos;
1º de março (segunda-feira): idosos com 80 anos.

Até essa quarta (24), 51.370 doses de vacina contra a Covid-19 haviam sido aplicadas na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.