Oxford/AstraZeneca

Governo inicia distribuição de doses da vacina contra Covid-19 para municípios maranhenses

A distribuição teve início ainda na tarde desta quarta-feira (24), quando foi entregue ao município de São Luís 9.162 doses do imunizante.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Nesta quinta-feira (25), as vacinas serão distribuídas para os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e para a Regional de Saúde de Imperatriz. (Foto: Márcio Sampaio)
Nesta quinta-feira (25), as vacinas serão distribuídas para os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e para a Regional de Saúde de Imperatriz. (Foto: Márcio Sampaio)

SÃO LUÍS - O Maranhão recebeu, nesta quarta-feira (24), o segundo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 49.500 doses que serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) às Regionais de Saúde. A distribuição teve início ainda na tarde desta quarta, quando foi entregue ao município de São Luís 9.162 doses do imunizante.

Leia também:

Maranhão recebe 49.500 doses de vacina contra a Covid-19

MP-MA recomenda que município tenha transparente na vacinação contra a Covid-19

Nesta quinta-feira (25), as vacinas serão distribuídas para os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e para a Regional de Saúde de Imperatriz. A partir de sexta-feira (26), os imunizantes serão encaminhados para os demais municípios maranhenses.

Nesta etapa, a proposta é vacinar 8% dos trabalhadores da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, destaca que o Estado manterá a logística de distribuição por via aérea e terrestre para agilizar o recebimento dos imunizantes por parte dos municípios.

“Dessa forma, os municípios podem dar continuidade às suas campanhas, fazendo a aplicação das doses o mais rápido possível, imunizando a população do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Além de agilizar a entrega, o Governo do Estado vem colocando profissionais da Força Estadual de Saúde para dar apoio aos municípios com maior fragilidade na logística”, afirma a secretária Waldeise Pereira.

Como a aplicação da segunda dose da AstraZeneca é realizada após 120 dias da primeira aplicação, neste novo lote, também não haverá retenção de doses. Dessa forma, todas as doses serão distribuídas aos municípios maranhenses para a aplicação da primeira dose no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

Desde o início da vacinação, o Maranhão já recebeu um total de 356.040 doses de vacinas contra a Covid-19.(Foto: Márcio Sampaio)
Desde o início da vacinação, o Maranhão já recebeu um total de 356.040 doses de vacinas contra a Covid-19.(Foto: Márcio Sampaio)

“Chegando às Regionais de Saúde, as vacinas são enviadas por via terrestre através de vans refrigeradas específicas para a distribuição de imunobiológicos até os seus municípios. Após a entrega, cada município será responsável pela execução da sua campanha e distribuição até os pontos de vacinação”, pontua a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Costa Pereira.

Nesta quarta (24), será finalizada a distribuição da segunda dose da CoronaVac aos municípios. Desde o início da vacinação, o Maranhão já recebeu um total de 356.040 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 258.040 foram da CoronaVac, enviadas ao estado através de 3 lotes, e 98.000 da vacina de Oxford/AstraZeneca, enviadas através de dois lotes.

Mais doses

De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão receberá mais uma remessa de vacinas esta semana. Nesta quinta-feira (25), mais 29.600 doses da CoronaVac devem chegar ao Estado.

Confira quantas doses do segundo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca cada município receberá

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.