Em São Luís

Mesmo com suspensão de drive-thru, profissionais de saúde seguem recebendo segunda dose da vacina da Covid-19

<i>Drive-thru</i> foi suspenso até a chegada de novas doses da vacina.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Centro Municipal de Vacinação situado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís.
Centro Municipal de Vacinação situado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. ( Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS – Mesmo com a suspensão do drive-thru de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, que estava sendo realizada no campus Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, em entrevista à TV Mirante, informou que o Centro Municipal de Vacinação, instalado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, continuará vacinando profissionais da saúde.

Leia também:

Concluída imunização de idosos e pessoas com deficiência institucionalizados em SL

Um mês após início da vacinação contra Covid, Maranhão é um dos Estados com menor índice de vacinados​

De acordo com a Prefeitura de São Luís, a suspensão do drive-thru será até quando novas doses da vacina chegarem ao Município. As doses ainda disponíveis estão programadas para a vacinação dos idosos acamados, que será reforçada nos próximos dias. "A gente vai trabalhando dia após dias com as doses que nos é chegada. No momento, nós vamos continuar a vacinação dos profissionais de saúde que vão fazer a segunda dose e, continuando também a nossa programação, seguir aplicando a primeira dose nos nossos idosos que estão acamados”, explicou o secretário Joel Nunes.

Ainda de acordo com o secretário, os novos imunizantes que chegaram na manhã desta quinta-feira (18) ao Centro Municipal de Vacinação já estavam reservados para serem aplicadas como segunda dose nos profissionais de saúde. O secretário também explicou que foi aberta data para aqueles profissionais que perderam o seu dia de fazer a segunda dose, que o façam, agora como retardatários. "É o D2 que nós chamamos, e essas segundas doses já estão asseguradas, garantidas desde a primeira dose que foi feita", disse.

A Prefeitura, em anúncio nas redes sociais feito na noite dessa quinta-feira (17), também informou que assim que chegarem novas doses, a vacinação dos idosos continuará no drive-thru, na UFMA, seguindo a faixa etária.

Idosos e pessoas com deficiência institucionalizados

Foi concluída, na tarde dessa terça-feira (16), a imunização contra a Covid-19 de idosos e pessoas com deficiência de unidades de acolhimento da Prefeitura de São Luís. A segunda dose da vacina foi aplicada em 166 pessoas que vivem nessas instituições de longa permanência.

Centro Municipal de Vacinação

Em São Luís, a vacinação contra a Covid-19 é realizada no Centro Municipal de Vacinação. O centro conta com 16 guichês de atendimento para o registro e triagem dos profissionais de saúde a serem imunizados. Com 10 salas de vacinação instaladas no local e 22 vacinadores disponíveis é possível aplicar até 200 doses de vacina por hora e atender até duas mil pessoas por dia.

O uso de máscara no espaço é obrigatório e foram distribuídos totens com álcool em gel para que todos possam manter as mãos higienizadas. O espaço conta com sinalização e intérpretes de libras. Caso a pessoa tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, o vacinador vai até onde o cidadão se encontra para que ele seja vacinado.

O Centro Municipal de Vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Início da vacinação em São Luís

A vacinação contra o coronavírus em São Luís teve início no dia 19 de janeiro. A primeira vacinada no pátio externo do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) foi a técnica de enfermagem, moradora do bairro Outeiro da Cruz, Domingas Ramos Alves, de 49 anos, como forma de homenagear todos os profissionais de Saúde que atuaram e atuam na linha de frente contra a pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.