Em São Luís

Mesmo com suspensão de drive-thru, profissionais de saúde seguem recebendo segunda dose da vacina da Covid-19

Drive-thru foi suspenso até a chegada de novas doses da vacina.
Imirante.com, com informações da TV Mirante18/02/2021 às 09h27
Mesmo com suspensão de <i>drive-thru</i>, profissionais de saúde seguem recebendo segunda dose da vacina da Covid-19Centro Municipal de Vacinação situado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. ( Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS – Mesmo com a suspensão do drive-thru de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, que estava sendo realizada no campus Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, em entrevista à TV Mirante, informou que o Centro Municipal de Vacinação, instalado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, continuará vacinando profissionais da saúde.

Leia também:

Concluída imunização de idosos e pessoas com deficiência institucionalizados em SL

Um mês após início da vacinação contra Covid, Maranhão é um dos Estados com menor índice de vacinados​

De acordo com a Prefeitura de São Luís, a suspensão do drive-thru será até quando novas doses da vacina chegarem ao Município. As doses ainda disponíveis estão programadas para a vacinação dos idosos acamados, que será reforçada nos próximos dias. "A gente vai trabalhando dia após dias com as doses que nos é chegada. No momento, nós vamos continuar a vacinação dos profissionais de saúde que vão fazer a segunda dose e, continuando também a nossa programação, seguir aplicando a primeira dose nos nossos idosos que estão acamados”, explicou o secretário Joel Nunes.

Ainda de acordo com o secretário, os novos imunizantes que chegaram na manhã desta quinta-feira (18) ao Centro Municipal de Vacinação já estavam reservados para serem aplicadas como segunda dose nos profissionais de saúde. O secretário também explicou que foi aberta data para aqueles profissionais que perderam o seu dia de fazer a segunda dose, que o façam, agora como retardatários. "É o D2 que nós chamamos, e essas segundas doses já estão asseguradas, garantidas desde a primeira dose que foi feita", disse.

A Prefeitura, em anúncio nas redes sociais feito na noite dessa quinta-feira (17), também informou que assim que chegarem novas doses, a vacinação dos idosos continuará no drive-thru, na UFMA, seguindo a faixa etária.

Idosos e pessoas com deficiência institucionalizados

Foi concluída, na tarde dessa terça-feira (16), a imunização contra a Covid-19 de idosos e pessoas com deficiência de unidades de acolhimento da Prefeitura de São Luís. A segunda dose da vacina foi aplicada em 166 pessoas que vivem nessas instituições de longa permanência.

Centro Municipal de Vacinação

Em São Luís, a vacinação contra a Covid-19 é realizada no Centro Municipal de Vacinação. O centro conta com 16 guichês de atendimento para o registro e triagem dos profissionais de saúde a serem imunizados. Com 10 salas de vacinação instaladas no local e 22 vacinadores disponíveis é possível aplicar até 200 doses de vacina por hora e atender até duas mil pessoas por dia.

O uso de máscara no espaço é obrigatório e foram distribuídos totens com álcool em gel para que todos possam manter as mãos higienizadas. O espaço conta com sinalização e intérpretes de libras. Caso a pessoa tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, o vacinador vai até onde o cidadão se encontra para que ele seja vacinado.

O Centro Municipal de Vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Início da vacinação em São Luís

A vacinação contra o coronavírus em São Luís teve início no dia 19 de janeiro. A primeira vacinada no pátio externo do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) foi a técnica de enfermagem, moradora do bairro Outeiro da Cruz, Domingas Ramos Alves, de 49 anos, como forma de homenagear todos os profissionais de Saúde que atuaram e atuam na linha de frente contra a pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.