Imunização

Vacinação contra a Covid em São Luís é aberta com aplicação de dose no Socorrão I

A primeira vacinada no pátio externo do Socorrão I foi a técnica de enfermagem Domingas Ramos Alves.
Neto Cordeiro/Imirante.com19/01/2021 às 09h54
Vacinação contra a Covid em São Luís é aberta com aplicação de dose no Socorrão IDomingas Ramos Alves, de 49 anos, tomou vacina contra Covid-19 no Socorrão I. (Foto: Adailton Borba/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Foi iniciada na manhã desta terça-feira (19) a vacinação contra o coronavírus em São Luís. A primeira vacinada no pátio externo do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) foi a técnica de enfermagem, moradora do bairro Outeiro da Cruz, Domingas Ramos Alves, de 49 anos, como forma de homenagear todos os profissionais de Saúde que atuaram e atuam na linha de frente contra a pandemia.

Saiba mais:

Técnica de enfermagem é a primeira pessoa a receber vacina contra a Covid-19 no Maranhão

Distribuição de doses de vacina contra a Covid-19 pelo Maranhão é iniciada​

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís iniciará em três etapas a partir desta quarta-feira (20)

As primeiras vacinas da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, chegaram ao Maranhão na noite dessa segunda (18) por avião, que pousou no aeroporto internacional de São Luís

O prefeito Eduardo Braide (Podemos) acompanha o início da vacinação no Socorrão I nesta manhã.

Local de vacinação em São Luís

O Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19 foi instalado na área do Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. Na primeira fase da campanha, serão vacinados no local apenas os profissionais de saúde, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Serão disponibilizados totens com álcool em gel para que todos possam se higienizar. Cadeiras serão dispostas com o espaçamento devido para que todos possam aguardar sua vez de forma confortável. Para a primeira fase da vacinação, serão disponibilizados 10 vacinadores em salas climatizadas. A capacidade de atendimento do centro será de 200 aplicações de dose de vacina por hora. Caso o cidadão tenha dificuldades de locomoção, o vacinador irá até a pessoa no pavilhão de eventos para aplicar a vacina.

Haverá, ainda, uma área de pós-vacinação onde cada pessoa poderá descansar durante alguns minutos para que as equipes da Secretaria Municipal de Vacinação possam observar o surgimento de alguma reação adversa e prestar o atendimento necessário, se preciso. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão de prontidão no local.

Vacinação no Maranhão

O governo do Maranhão iniciou, na noite dessa segunda-feira (18), a vacinação contra o novo coronavírus no Estado, em cerimônia realizada no estacionamento interno do Palácio dos Leões. O Ministério da Saúde enviou pouco mais de 164 mil doses da CoronaVac para o Maranhão.

A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Maranhão foi Egle Maia Sousa, de 46 anos, que é técnica de enfermagem no Hospital Carlos Macieira, um dos principais centros de referência no tratamento do coronavírus no estado. Em seguida, foram imunizados: Fabiana Guajajara, indígena da Aldeia Arariboia; Conceição de Azevedo, médica infectologista do Hospital Presidente Vargas; Henrique Novaes Sobrinho, fisioterapeuta do Hospital Carlos Macieira; e Sônia de Matos, enfermeira do Hospital Genésio Rêgo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.