Segunda dose

Concluída imunização de idosos e pessoas com deficiência institucionalizados em SL

Finalização da aplicação da segunda dose da vacina para esse público ocorreu na tarde dessa terça-feira (16).

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Segunda dose da vacina foi aplicada em 166 pessoas que vivem nessas instituições de longa permanência.
Segunda dose da vacina foi aplicada em 166 pessoas que vivem nessas instituições de longa permanência. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Foi concluída, na tarde dessa terça-feira (16), a imunização contra a Covid-19 de idosos e pessoas com deficiência de unidades de acolhimento da Prefeitura de São Luís. A segunda dose da vacina foi aplicada em 166 pessoas que vivem nessas instituições de longa permanência.

Leia também:

Idosos entre 87 e 85 anos já cadastrados vacinam de segunda até quarta-feira; veja a ordem

Idosos já cadastrados começam a ser vacinados contra a Covid-19 via drive-thru em São Luís

“Nós que estamos recebendo essa segunda dose, nos sentimos acolhidos e privilegiados por essa vacina ter chegado. Só peço encarecidamente que todos continuem se protegendo e tomando todos os cuidados, pois ainda há pessoas que estão se pondo em risco para cuidar de nós. Queremos que esse vírus saia de vez das nossas vidas e para isso precisamos da colaboração de todos”, disse Júlio da Silva Santos, um dos 10 abrigados na Unidade de Acolhimento Residência Inclusiva e que recebeu a segunda dose na tarde de terça-feira (16). A unidade, que fica localizada no bairro Olho d’ Água, é destinada a atender jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência.

No total, nove unidades de acolhimento receberam a aplicação da primeira e segunda dose da vacina. Sete Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs): Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, no Filipinho; o Asilo de Mendicidade de São Luís, no São Francisco, a Casa Happy São Luís, no Olho d’Água; no Recanto do Aconchego, Olho d’Água; Lar Bela Vida, na Chácara Brasil; Instituição de Longa Permanência para Idosos Solar do Outono, no Conjunto Cohab Anil; ILPI Lar Calábria para Idosos e duas para pessoa com deficiência Casa de Acolhida Temporária e Residência Inclusiva.

Primeira dose da vacina em institucionalizados

A finalização da aplicação da primeira dose da vacina em idosos e pessoas com deficiência institucionalizados ocorreu no dia 22 de janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 140 idosos, dos 142 que tinha como meta, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na capital maranhense.

Centro Municipal de Vacinação

Em São Luís, a vacinação contra a Covid-19 é realizada no Centro Municipal de Vacinação, instalado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. O centro conta com 16 guichês de atendimento para o registro e triagem dos profissionais de saúde a serem imunizados. Com 10 salas de vacinação instaladas no local e 22 vacinadores disponíveis é possível aplicar até 200 doses de vacina por hora e atender até duas mil pessoas por dia.

O uso de máscara no espaço é obrigatório e foram distribuídos totens com álcool em gel para que todos possam manter as mãos higienizadas. O espaço conta com sinalização e intérpretes de libras. Caso a pessoa tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, o vacinador vai até onde o cidadão se encontra para que ele seja vacinado.

O Centro Municipal de Vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.