SÃO LUÍS – Foi iniciada, na tarde desta quarta-feira (11), a manobra de retirada do óleo combustível do Navio Stellar Banner, que está encalhado a cerca de 100 km costa maranhense desde o dia 26 de fevereiro.
Saiba mais:
Barco holandês chega ao Maranhão para retirar parte do óleo de navio
Retirada de óleo de navio encalhado deve começar nesta terça-feira
Área afetada no casco de navio encalhado no Maranhão é de 25 metros
De acordo com informações da Marinha do Brasil, a situação permanece estável. Não foram observados vestígios de óleo no mar. O Stellar Banner está com quatro milhões de litros de combustível e óleo, além de cerca de 290 mil toneladas de minério de ferro.
Operação de retirada do óleo
A Marinha informou, também, que o método para a remoção do óleo combustível do Navio Stellar Banner consiste em uma operação de abastecimento reverso com o auxílio de uma embarcação receptora.
Após reunião de segurança entre as equipes envolvidas e todos os equipamentos prontos, a embarcação receptora iniciou o procedimento de aproximação e passagem de todo o dispositivo.
Ainda segundo a Marinha, antes de começar a operação, foram realizados, com sucesso, testes nos mangotes e sistema de transferência. Existem kits de contenção de vazamentos disponíveis nos locais de conexão das mangueiras no navio e na embarcação receptora para mitigar o risco de poluição ambiental.
A embarcação que está auxiliando na retirada do óleo do Stellar Banner foi contratada pela empresa Polaris Shipping, proprietária do navio encalhado, e chegou ao litoral maranhense nessa terça-feira (10). O barco veio do Gabão, país da África Central.
Saiba Mais
- Navio desencalha e atraca em porto após seis dias preso no litoral de São Luís
- Navio mercante não tem previsão de desencalhe em São Luís
- Navio de 229 metros encalha em canal que dá acesso a porto em São Luís
- Retirada de minério de ferro de navio é concluída no Maranhão
- Marinha informa que 80 mil toneladas de minério já foram retiradas do Stellar Banner
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.