SÃO LUÍS — Uma embarcação encalhou na travessia Alcântara-São Luís na manhã desta segunda-feira (1º), nas proximidades do Cais da Praia Grande. O barco “Barraqueiro” transportava 10 passageiros e dois tripulantes quando sofreu o incidente. Nas adjacências, também foi constatado o encalhe de uma canoa não identificada, com dois tripulantes e quatro passageiros.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Resgate dos passageiros
Durante a manhã, todos os passageiros das duas embarcações foram resgatados e conduzidos para locais seguros em uma ação conjunta entre:
Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).
Centro Tático Aéreo (CTA), da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Não houve registro de feridos nem de poluição hídrica decorrente do encalhe.
Situação das embarcações
Os tripulantes permaneceram a bordo até a elevação da maré e conseguiram se deslocar em segurança até o Cais da Praia Grande, onde atracaram por volta das 11h30.
Durante vistoria realizada pelo Inspetor Naval da CPMA, foram constatadas restrições de máquinas na embarcação “Barraqueiro”. Por esse motivo, o barco foi retirado de tráfego até que sejam feitas as devidas correções.
Investigação
A CPMA instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido.
Orientações da Marinha
A Marinha do Brasil reforça que cidadãos podem colaborar com informações sobre situações que afetem a segurança da navegação ou representem risco ambiental. Os canais disponíveis são:
- Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185
- Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA): 0800 098 8432 / (98) 2107-0121
- E-mail: cpma.ouvidoria@marinha.com.br
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.