Forte de São Felipe

Navio desencalha e atraca em porto após seis dias preso no litoral de São Luís

Carregado de bauxita, o navio mercante Forte de São Felipe flutuou pouco antes da preamar.

Imirante.com

Atualizada em 22/02/2024 às 21h29
Navio mercante Forte de São Felipe atracou no Porto da Alumar nesta quinta-feira (22).
Navio mercante Forte de São Felipe atracou no Porto da Alumar nesta quinta-feira (22). (Divulgação / Redes Sociais)

SÃO LUÍS - O navio mercante Forte de São Felipe, que tem bandeira brasileira e conta com 229 metros de comprimento, atracou no Porto da Alumar na noite desta quinta-feira (22), após ficar seis dias encalhado na Baía de São Marcos, em São Luís. A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).

De acordo com a Capitania dos Portos, o navio Forte de São Felipe flutuou por aproximadamente 30 minutos antes da preamar (maré de maior altura prevista para o dia). Depois desse período, a embarcação apresentou condições seguras de navegação e seguiu para atracação no Porto da Alumar.

"A situação foi prontamente resolvida sem a necessidade de utilizar o plano de desencalhe apresentado pela empresa de assistência e salvamento", diz a nota divulgada pela Capitania dos Portos.

Para que o navio Forte de São Felipe seja liberado para operação normal nos mares, a Sociedade Classificadora, instituição que garante a segurança, confiabilidade e conformidade das embarcações, deverá sondar o navio e emitir um parecer atestando que ele se encontra em condições seguras para navegação.

A Capitania dos Portos ressalta ainda que um Inquérito Administrativo está em andamento para apurar as causas do encalhe do navio Forte de São Felipe, o que impede temporariamente a continuidade de sua operação normal.

Navio encalhado em São Luís

O navio mercante Forte de São Felipe saiu do Porto de Juruti, no Pará, com destino ao porto da Alumar, em São Luís, mas encalhou no canal de propriedade privada no último sábado (17).

O Forte de São Felipe foi a São Luís com um carregamento de 22 mil toneladas de bauxita, um mineral utilizado na obtenção de alumínio. Pescadores da região manifestaram preocupação com possíveis vazamentos do mineral, o que afetaria diretamente a obtenção de alimentos, mas a Capitania dos Portos afirmou que não há risco de vazamentos da carga ou danos estruturais no navio.

Por causa da situação da embarcação, foi divulgado um "aviso aos navegantes", que informa a posição do navio Forte de São Felipe no mar para evitar riscos na área. Os tripulantes foram assistidos pela Capitania dos Portos.

O navio mercante pertence à Empresa de Navegação Elcano SA, que opera desde 2012. Por meio de nota, a empresa informou que todas as medidas estão sendo tomadas para que a situação seja normalizada. 

Confira a nota da Elcano SA:

"Na tarde deste sábado (17), um de nossos navios, o Forte de São Felipe, encalhou na entrada do canal de acesso ao terminal de uso privado da Alumar, em São Luis (MA). O prático estava a bordo no momento do encalhe, e todas as medidas estão sendo tomadas para que a situação seja normalizada. Ressaltamos que o encalhe não apresenta risco para o meio ambiente e a comunidade. A tripulação e a estrutura do navio se encontram estáveis e em condições normais de operação. O ocorrido não impede o tráfego no canal. Estamos trabalhando para liberar a embarcação o mais rápido possível, com todas as medidas de segurança cabíveis, e reafirmamos o nosso compromisso com os tripulantes, a comunidade local, o meio ambiente e a segurança da navegação".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.