Na São Luís Rei de França

Moradores fecham avenida no Turu para pedir melhorias

Eles reclamam de questões infraestrutura, saneamento básico e segurança.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

SÃO LUÍS – Moradores interditaram a avenida São Luís Rei de França, no Turu, na manhã desta segunda-feira (14), para pedir melhorias em áreas como infraestrutura, saneamento básico e segurança. O trânsito ficou lento nos dois sentidos da avenida, causando transtornos em bairros adjacentes.

Os manifestantes são dos bairros Parque Vitória, Alto do Turu e Jardim Turu e regiões vizinhas, situados no município de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. Eles reclamam da administração do prefeito Gil Cutrim e se concentraram próximo à entrada do Parque Vitória. O protesto terminou por volta das 10h.

O internauta Darlann Silva enviou ao WhatsApp do Imirante.com (99209-2383) um vídeo da situação da avenida Nossa Senhora da Vitória, uma das principais vias que liga os São José de Ribamar a São Luís. O local, que está cheio de buracos, aparece tomado por poças de lama, depois da chuva na manhã de hoje. Veja, ao fim desta publicação, o vídeo com imagens da avenida e do protesto.

Procuramos a assessoria de comunicação da Prefeitura de São José de Ribamar, que se posicionou, por meio de nota. A avenida citada precisa de serviços de drenagem profunda, segundo a nota. Porém, a obra deve custar R$ 18 milhões, e o município espera ajuda do governo do Estado.

Com relação aos bairros, a assessoria informou que todos estão incluídos no cronograma para receber obras de recuperação asfáltica. Já os serviços de saneamento básico são de responsabilidade da Odebrecht Ambiental. Por fim, as questões de segurança pública devem ser resolvidas pelo Estado. Leia a íntegra da nota:

Sobre a Avenida Nossa Senhora da Vitória, Avenida que corta os territórios dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a Prefeitura ribamarense já realizou vários serviços de recuperação da via, nos trechos pertencentes a Ribamar, principalmente nas imediações do Parque Vitória. No entanto, o grande problema, e o responsável pelos alagamentos e deterioração de trechos, é a falta de sistema de drenagem profunda em toda a extensão da via.

A Prefeitura, há quase dois anos, tem cadastrado junto ao Governo do Estado projeto que prevê a implantação de sistema de drenagem profunda na Avenida. Como trata-se de uma obra cara, orçada em cerca de R$ 18 milhões, o município necessita do apoio do Governo Estadual.

Assim como aconteceu na Avenida Tancredo Neves, popularmente conhecida como Estrada do Socorrão II, a Prefeitura espera que o Governo formalize parceria para executar a referida obra, que também prevê pavimentação e urbanização de toda a Nossa Senhora da Vitória e colocará fim aos alagamentos.

Sobre o Alto do Turu e Jardim Turu, as duas localidades estão incluídas no cronograma de trabalho para receber serviços de melhoramento e até obras de pavimentação através do programa Mais Asfalto, do Governo do Estado.

Os sistemas de saneamento básico e água das localidades são geridos pela Odebrecht Ambiental. Portanto, importante manter contato com a referida empresa.

O aumento da força policial na região também é um pedido que já foi feito por diversas vezes pelo município ao Governo. No entanto, é importante manter contato com a Secretaria de Estado da Segurança no sentido de obter informações sobre esta ação de responsabilidade do Governo Estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.