Trânsito já está liberado

Estrada de Ribamar e Estrada da Maioba são bloqueadas por protesto de comunidades da região da Forquilha

Os manifestantes cobraram melhorias em infraestrutura, saúde, saneamento básico, iluminação pública e educação.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 23/01/2024 às 06h42
Protesto na Estrada de Ribamar e da Maioba complica o trânsito nesta segunda. (Foto: Murilo Lucena/TV Mirante)
Protesto na Estrada de Ribamar e da Maioba complica o trânsito nesta segunda. (Foto: Murilo Lucena/TV Mirante)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Uma manifestação bloqueou o trânsito, na manhã desta segunda-feira (22), na MA-201 e na MA-202, as estradas de Ribamar e da Maioba, na região da Forquilha. 

O protesto foi realizado por moradores de várias comunidades da região da Forquilha que pedem, principalmente, melhorias de infraestrutura. Segundo eles, durante o período chuvoso, um córrego no São Bernardo - bairro próximo às duas rodovias estaduais -, transborda, e a água da chuva misturada com o esgoto acaba invadindo as residências.

Os manifestantes atearam fogo em pneus no meio da pista. Com cartazes, eles também exigem melhorias na saúde, saneamento básico, iluminação pública e educação. As estradas foram liberadas por volta das 8h20, mas os participantes do protesto permanecem no local.

Vários passageiros do transporte público desceram e resolveram sair a pé em busca de uma alternativa para chegar ao seu destino. 

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) foi ao local. Uma equipe da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) também esteve no local tentando dialogar com os manifestantes.

Engarrafamento se formou por causa de protesto na Forquilha. (Foto: Murilo Lucena/TV Mirante)
Engarrafamento se formou por causa de protesto na Forquilha. (Foto: Murilo Lucena/TV Mirante)

Respostas:

"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que enviou representantes para conversar com os moradores, a fim de ter conhecimento das necessidades na infraestrutura do bairro, para determinar quais medidas serão adotadas para solucionar os problemas de responsabilidade da Prefeitura.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o distrito sanitário que abrange a região da Forquilha conta com o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, para a oferta de serviços básicos de saúde à população. A Semus ressalta que a referida unidade foi totalmente reformada, por meio do trabalho de reestruturação da rede municipal de saúde, que possibilitou a reforma de mais de 30 unidades, até o momento, oferecendo melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)".

“A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que a empresa responsável pelas obras na rodovia já foi acionada e enviará uma equipe para averiguar a origem do problema no local. Caso os serviços sejam de sua responsabilidade, a pasta providenciará a execução, a fim de atender à demanda da população”.

Veja fotos do protesto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.