Estrada de Ribamar e Estrada da Maioba são bloqueadas por protesto de comunidades da região da Forquilha
Os manifestantes cobraram melhorias em infraestrutura, saúde, saneamento básico, iluminação pública e educação.
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Uma manifestação bloqueou o trânsito, na manhã desta segunda-feira (22), na MA-201 e na MA-202, as estradas de Ribamar e da Maioba, na região da Forquilha.
O protesto foi realizado por moradores de várias comunidades da região da Forquilha que pedem, principalmente, melhorias de infraestrutura. Segundo eles, durante o período chuvoso, um córrego no São Bernardo - bairro próximo às duas rodovias estaduais -, transborda, e a água da chuva misturada com o esgoto acaba invadindo as residências.
Os manifestantes atearam fogo em pneus no meio da pista. Com cartazes, eles também exigem melhorias na saúde, saneamento básico, iluminação pública e educação. As estradas foram liberadas por volta das 8h20, mas os participantes do protesto permanecem no local.
Vários passageiros do transporte público desceram e resolveram sair a pé em busca de uma alternativa para chegar ao seu destino.
Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) foi ao local. Uma equipe da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) também esteve no local tentando dialogar com os manifestantes.
Respostas:
"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que enviou representantes para conversar com os moradores, a fim de ter conhecimento das necessidades na infraestrutura do bairro, para determinar quais medidas serão adotadas para solucionar os problemas de responsabilidade da Prefeitura.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o distrito sanitário que abrange a região da Forquilha conta com o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, para a oferta de serviços básicos de saúde à população. A Semus ressalta que a referida unidade foi totalmente reformada, por meio do trabalho de reestruturação da rede municipal de saúde, que possibilitou a reforma de mais de 30 unidades, até o momento, oferecendo melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)".
“A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que a empresa responsável pelas obras na rodovia já foi acionada e enviará uma equipe para averiguar a origem do problema no local. Caso os serviços sejam de sua responsabilidade, a pasta providenciará a execução, a fim de atender à demanda da população”.
Veja fotos do protesto













Saiba Mais
- VÍDEO: Funcionários de clínica privada em São Luís fazem protesto contra atraso nos salários
- Por melhorias de infraestrutura, moradores do Coroadinho protestam na Av. dos Africanos
- Indígenas liberam trecho da Ferrovia Carajás após protestos
- Protesto em defesa de trabalhadores rurais bloqueia trecho da BR-010, em Imperatriz
- Moradores do Porto Grande pedem asfalto diante de sofrimento com buracos e lama
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.