Investigações continuam

Caso Domingos Paz: Comissão de Ética da Câmara tem novos membros

Colegiado precisou ser remodelado em decorrência da saída de membros por causa de licença de mandato; Domingos Paz é alvo de processo na comissão.

Ipolítica

Atualizada em 02/04/2024 às 09h35
Câmara tem nova composição de membros na Comissão de Ética
Câmara tem nova composição de membros na Comissão de Ética (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Comissão de Ética da Câmara Municipal de São Luís se reunirá nesta terça-feira (2), logo após a sessão ordinária, para definir quem vai presidir o colegiado a partir de agora, com a nova composição formada ontem (1).

O colegiado corria o risco de ficar com as suas atividades suspensas em decorrência da licença de mandato de membros efetivos, a exemplo de Nato Júnior (PSB), que comandava a comissão, mas com o ingresso de novos integrantes na última sessão plenária foi possível manter a agenda de trabalhos. 

Aldir Júnior (PL) deve permanecer na relatoria do colegiado. 

Durante a sessão desta segunda-feira, o presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), alertou os colegas sobre a possibilidade de suspensão de atividades da comissão.

Foi quando o vereador Astro de Ogum (PCdoB) manifestou-se voluntariamente para a composição do colegiado.

“É preciso compor sim essa comissão, por que além de dar uma satisfação - o vereador diz que ele é inocente -, e não é uma questão aí de punir ninguém, é uma questão de a comissão ser composta nesta Casa. Não pode a Câmara Municipal de São Luís ficar sem a sua Comissão de Ética. É compor a comissão como manda o regimento desta Casa e fazer a investigação. Ninguém está fazendo nada demais”, pontuou.

Astro de Ogum se referia ao processo que investiga possível quebra de decoro por Domingos Paz (Podemos), suspeito de ter abusado uma menor.

Aldir Júnior é o relator do processo e a investigação está em andamento na Casa.

Novo formato

A nova composição da Comissão é Ética na Câmara é a seguinte: Aldir Júnior; Marcial Lima; Astro de Ogum; Andrey Monteiro e o Coletivo Nós.

Domingos Paz

A denúncia de um novo suposto caso foi levado no mês de dezembro de 2023 à Casa pela vereadora Silvana Noely (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Luís. Ela formalizou a denúncia à Mesa Diretora e pediu - uma vez confirmada a autoria -, a cassação de mandato do colega de Parlamento. 

Domingos Paz negou a acusação e levou para a tribuna da Casa supostas provas de inocência. Foram áudios e vídeos da suposta vítima e do pai dela, negando o abuso. Paz afirmou que é vítima de perseguição política. 

“Este ofício estabelece a relatoria no processo de averiguação de denúncias de supostos abusos sexuais do vereador Domingos Paz. Eu fui intitulado por este parlamento de forma democrática e de forma transparente, por um sorteio realizado por esta Mesa Diretora”, disse Aldir Júnior, na ocasião do anúncio da relatoria. 

 O caso ainda não foi concluído e pode levar Domingos Paz à perda de mandato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.