Turismo

Aumenta o movimento de turistas no Centro Histórico

Durante a Copa do Mundo, foi registrada baixa movimentação de visitantes na área.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(undefined)

SÃO LUÍS - Os primeiros 15 dias do mês de julho registraram fraca movimentação de turistas na Praia Grande, um dos endereços mais procurados por visitantes de outros Estados e países quando vêm a São Luís. A informação foi dada por proprietários de lojas de artesanato e de outros empreendimentos da área. Eles acreditam que a explicação está ligada à Copa do Mundo, que atraiu maior número de turistas para as cidades-sedes (onde houve jogos), a exemplo de Brasília e São Paulo. O movimento, no entanto, está melhorando aos poucos, mas os pequenos empresários lamentam que o período tradicionalmente conhecido como de férias esteja na iminência de acabar.

Como a Copa do Mundo no Brasil começou em junho e avançou para julho, a queda na demanda de passagens para algumas cidades foi inevitável. Isso, em se tratando de turismo nacional ou estrangeiro. O ano atípico foi de baixa para quem vive de vendas de artesanato. "Aqui, por exemplo, contabilizamos uma queda de 50% nas vendas, sem dúvida. E ainda sentimos, pois fizemos compras de produtos com fornecedores para pagar ao término do mês. No entanto, com a baixa, os prejuízos são inevitáveis", disse Nazaré Pinheiro, proprietária da loja RR Artesanato, localizada na Travessa Marcelino de Almeida.

Para ela, não somente a Copa do Mundo foi a responsável pela escassez de turistas este ano em São Luís. O fato deveu-se também às notícias negativas veiculadas na imprensa nacional no começo do ano, principalmente as ligadas à crise nos presídios. "Isso, com certeza, motivou as pessoas a pensar duas vezes antes de virem para cá", analisou a microempresária.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.