Roteiro

Veja cinco lugares no Centro Histórico de São Luís para visitar nas férias

O Na Mira listou cinco opções de lugares para incluir no seu passeio.

Imirante.com

Atualizada em 01/09/2023 às 10h53

SÃO LUÍS - Entre os diversos lugares paradisíacos de São Luís, o Centro Histórico da capital representa um destaque quando a intenção é explorar e conhecer histórias, o que é um programa ideal para colocar em prática durante as férias. 

Com casarões coloniais coloridos, igrejas centenárias e feiras comerciais, vários pontos do Centro formam bons roteiros para garantir a diversão neste período.

Para dar algumas dicas, o Na Mira listou cinco opções de lugares para incluir no seu passeio:

Mercado das Tulhas

Mercado das Tulhas. (Foto: Divulgação)
Mercado das Tulhas. (Foto: Divulgação)

O Mercado das Tulhas (ou Feira da Praia Grande) é de um dos mais antigos e simbólicos mercados da capital. Construído em meados do século XIX, o ponto abastecia a região central da cidade, enquanto espaço destinado a venda e troca de diversos produtos, como o algodão, arroz, milho e feijão.

Ao visitar o mercado, os visitantes podem contemplar o acabamento arquitetônico colonial, além da parte estética. Há, ainda, produtos artesanais, ervas medicinais, especiarias e produtos essenciais na gastronomia maranhense, como o doce de espécie e a bebida alcóolica 'tiquira'.

Praça Nauro Machado

Praça Nauro Machado. (Divulgação)
Praça Nauro Machado. (Divulgação)

A Praça Nauro Machado, que leva o nome do renomado poeta e escritor maranhense, possui ao seu redor diversos casarões coloniais, entre outros empreendimentos, como lojas de artesanato, restaurantes, galerias de arte e pontos de venda de lanches variados.

Na parte central da praça, são realizadas apresentações de diversas manifestações culturais, entre shows, eventos e peças teatrais. Exposições e a montagem de galerias artísticas também são realizadas, eventualmente.

Praça da Faustina

Apresentação de tambor de crioula na Praça da Faustina. (Biné Morais)
Apresentação de tambor de crioula na Praça da Faustina. (Biné Morais)

A Praça da Faustina recebeu esse nome como forma de homenagear a comerciante Faustina, proprietária de um bar nas imediações da praça. No local, há um púlpito, um altar e árvores ao redor. A Praça da Faustina é, também, centro de diversas atividades e eventos culturais ao longo do anos, como por exemplo, apresentações de tambor de crioula.

Rua do Giz

Rua do Giz. (Divulgação)
Rua do Giz. (Divulgação)

A Rua do Giz é uma das mais antigas vias de São Luís. Ao caminhar por suas calçadas de pedra, os visitantes podem vislumbrar ateliês, museus, galerias de arte e lojas. Pinturas, esculturas e artesanato maranhense são alguns dos elementos facilmente identificáveis, que enriquecem o cenário urbano em formas e cores.

A Rua do Giz também apresenta vários eventos, durante os meses. Festivais de cinema, música ao vivo, entre outras produções artísticas, são alguns dos eventos realizados.

Beco Catarina Mina

Beco Catarina Mina. (Arquivo pessoal / Gustavo Serra)
Beco Catarina Mina. (Arquivo pessoal / Gustavo Serra)

O Beco Catarina Mina homenageia a mulher negra Catarina Mina, escravizada, durante o período colonial brasileiro. No passado, o local passou a ser um dos mais importantes pontos de culto e celebrações da comunidade negra maranhense e até os dias atuais se destaca como um símbolo de resistência e celebração da vida cultural afro-brasileira. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.