Abrindo o Verbo

Pesquisa aponta dificuldades em projeto habitacional para o Centro Histórico

O Doutorando César Chaves realizou um trabalho que trata do processos pelo qual o Centro Histórico de São Luís

Rádio Mirante AM

- Atualizada em 14/09/2022 às 21h18
César Chaves em entrevista à Rádio Mirante AM
César Chaves em entrevista à Rádio Mirante AM (Zeca Soares / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (13), o Pesquisador Doutorando pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), César Chaves, em entrevista ao programa Abrindo o Verbo, com Juraci Filho, na Mirante AM, falou a respeito da pesquisa realizada para sua tese intitulada “Projeto Moradia no Centro Histórico”

O Doutorado em Políticas Públicas pela UFMA explicou que ao longo dos anos foram pensados projetos para o reviver no intuito de revitalizar, preservar a estrutura arquitetônica do local e também para habitar o centro de São Luís. 

Durante várias gestões esses processos no Centro Histórico foram caminhando, com alguns hiatos entre um governo e outro, mas tendo continuidade sendo levada adiante.

Porém, o pesquisador acrescenta que, em especial, a habitação sempre foi o grande empecilho nesses projetos.

“Nós discutimos o centro histórico local sem perder o foco do quadro que é nacional. Essa dificuldade ela é nacional porque não há uma política de habitação para as áreas centrais. Os centros eles precisam ser tratados pelas políticas de habitação de uma forma diferenciada, porque são áreas tombadas, áreas que tem restrição, áreas onde existem problemas de ordem jurídicas de propriedade dos imóveis e não se sabe ao certo nem que são os proprietários da maioria desses imóveis”, disse César Chaves.

Ouça a entrevista completa.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.