Abandono

Casarões do Centro Histórico de São Luís passam por vistoria; 50 apresentam risco crítico

Nesta quarta-feira (1º), as equipes dos Bombeiros e Defesa Civil retornam ao bairro histórico, onde prosseguem as vistorias.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 01/03/2023 às 06h46
Equipes avaliam a gestão, prevenção e mitigação dos riscos no casarões do Centro de São Luís.
Equipes avaliam a gestão, prevenção e mitigação dos riscos no casarões do Centro de São Luís. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Mais de 260 casarões do Centro Histórico de São Luís em situação de risco crítico, médio ou mínimo passam por vistoria do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Até agora, 50 já são classificados com risco crítico de degradação.

Nesta quarta-feira (1º), as equipes retornam ao bairro histórico, onde prosseguem as vistorias. A operação é um desdobramento das Operação Casarões 2018, Casas da Cultura 2019 e inspeções rotineiras com objetivo de cumprir as atribuições estaduais de Proteção e Defesa Civil por meio das ações de gestão de riscos, prevenção e mitigação. 

No total, são 261 casarões inspecionados. Na lista da fiscalização das equipes estão imóveis nas ruas da Palma (50), Sol (28), Afogados (27), Giz (24) e Afonso Pena (20). A rua Osvaldo Cruz, Vila Inah Rego, da Paz, Avenida Guaxenduba, Santa Aninha, São Pantaleão, da Inveja, Egito, Nazareth, Estrela, Rio Branco e Afogados são outras ruas do bairro que constam na listagem para as vistorias.

Durante a operação, as equipes avaliam a gestão, prevenção e mitigação dos riscos. Segundo a Defesa Civil, foi identificada redução no risco crítico nas Ruas Afonso Pena, Egito e Palma, em virtude da adoção da política pública estadual Nosso Centro. Como exemplos, a reforma do Edifício Bequimão (Rua do Egito) e da 1º Delegacia de Polícia Civil (Rua da Palma).

O trabalho integra a operação Caça-Riscos de Desabamentos, que tem como foco imóveis no sítio histórico da capital. A ação é executada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA).

A operação Caça-Riscos de Desabamentos no sítio histórico ludovicense é uma continuidade da operação Casarões 2018, Casas da Cultura 2019 e de inspeções rotineiras. O planejamento teve foco em edificações com situação de degradação nos imóveis de ruas deste sítio histórico.

Tombado pelo Iphan, o Centro Histórico de São Luís possui cerca de 5 mil casarões. Foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.