Real ou Fake?

Real ou fake: checamos se mulher foi presa com espetinho de carne de cachorro em Pinheiro

Serviço de checagem do <b>Imirante.com</b> verificou se a informação é real ou fake.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
 É falsa a informação sobre mulher presa no MA fazendo espetinho de cachorro. Foto: Reprodução.
É falsa a informação sobre mulher presa no MA fazendo espetinho de cachorro. Foto: Reprodução.

PINHEIRO – Nesta quarta-feira (24), um texto e algumas fotos começaram a viralizar nas redes sociais, alertando que uma mulher teria sido presa no município de Pinheiro, a 333km de São Luís, sob a acusação de matar cachorros, fazer churrasco com a carne deles e comercializar na região.

Confira o texto na íntegra:

“Mulher presa na Cidade de Pinheiros (MA) fazendo espetinho de carne de cachorro, é a maior fornecedora de espetinho para a cidade de Pinheiros (MA) e região.

A farsa foi descoberta depois de denúncias anônimas, os vizinhos começaram a sentir falta dos animais, os sumiços foram trazendo desconfianças, foi quando ouviram alguns gunidos dos animais na hora do abate, foi chamado a polícia local e feito a prisão em flagrante”.

O serviço de checagem do Imirante.com apurou a informação e verificou que é FAKE! A história já circula nas redes sociais desde 2016, mudando apenas o local: cidades como São Paulo (SP), Recife (PE), Nova Iguaçu (RJ), Ceará-Mirim (RN) e Beberibe (PE) já foram citadas nesse boato. O texto também apresenta características evidentes de texto falso, como falta de fontes e erros ortográficos: a cidade de Pinheiro está escrita erroneamente como “Pinheiros”.

Informação divulgada é fake! Foto: Reprodução.
Informação divulgada é fake! Foto: Reprodução.

As fotos divulgadas nas redes sociais também foram tiradas de contexto e já circulam em sites árabes há três anos. De acordo com o site Boatos.org, as imagens dos cachorros teriam sido registradas no Festival Yulin, na China, e a foto da mulher mostra outra situação, que foi tirada de contexto.

Por fim, vale lembrar: maus-tratos aos animais é crime no Brasil, com pena de três meses a um ano de prisão, além de pagamento de multa.

Real ou fake?

Agora o Imirante.com ajuda você a saber se alguma notícia, foto ou vídeo é real ou fake. Essa é a nova editoria e novo serviço de checagem vai ajudar o internauta a saber o que de fato é real e o que é mentira. Se você tiver alguma dúvida e queira mandar pra nossa equipe apurar, basta entrar em contato com a gente por meio do WhatsApp (98) 99209-2383.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.