Real ou fake?

Real ou fake: checamos se apreensão de ferry-boats pela Marinha é verídica

Serviço de checagem do <b>Imirante.com</b> verificou se a informação é real ou fake.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Checamos se a informação é verídica.
Checamos se a informação é verídica.

SÃO LUÍS - Na manhã deste sábado (15), uma notícia de que a Marinha do Brasil, após detectarem uma série de irregularidades, apreendeu cinco ferry-boats, que faziam o trajeto de São Luís para Cujupe, passou a circular nas redes sociais. A informação ainda afirmava que apenas dois ferrys ficaram na rota, enquanto os apreendidos iriam passar por inspeção.

O serviço de checagem do Imirante.com apurou a informação e verificou que é FAKE! Segundo a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o serviço está operando com três embarcações.

É fake! Em nota, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) esclareceu o caso.
É fake! Em nota, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) esclareceu o caso.

Ainda de acordo com a agência, que informou em nota o que aconteceu, de fato, é que dois dos ferry-boats da Empresa Serv Porto estão em manutenção e um está recolhido pela Capitania dos Portos. Há previsão de que, ainda neste sábado, uma embarcação da empresa volte a operar.

Na última segunda (10), foi realizada uma das últimas inspeções da MOB, quando mobilizou uma equipe para inspecionar o serviço do do Terminal da Ponta da Espera, em São Luís, até o Terminal do Cujupe, em Alcântara. Durante a travessia, foram verificados itens de segurança e salvatagem, condições de higiene das embarcações, além da documentação da tripulação e das embarcações.

Leia a nota, na íntegra, da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB):

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que a informação que está sendo veiculada em alguns meios de comunicação da apreensão de ferry boat pela Capitania dos Portos na manhã deste sábado, 15 de fevereiro, é falsa.

O serviço de ferry boat está operando com três ferrys da Empresa Internacional Marítima.

Sobre os ferrys boat da Empresa Serv Porto dois estão em manutenção e o outro está recolhido pela Capitania dos Portos. Há previsão de que, até o fim da manhã, uma embarcação da empresa volte a operar.

A MOB lamenta a propagação de notícias falsas. Uma das regras primordiais do jornalismo sério é a verificação da informação com as fontes oficias, sob pena de estar veiculando Fake News.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.