Literatura

Projeto Arte da Palavra em edição on-line

São Luís recebe 5ª edição do circuito literário do Sesc, com programação que vai de hoje ao dia 27 deste mês com os circuitos Oralidades e Autores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Mailson Furtado é um dos convidados da edição
Mailson Furtado é um dos convidados da edição (Mailson Furtado)

São Luís - De hoje ao dia 27 deste mês ocorre a programação do circuito nacional Arte da Palavra, realizado pelo Sesc. No Maranhão, a programação virtual terá o Circuito Oralidades que apresenta a performance poética de Débora Arruda (SE) e o Circuito de Autores, com debate de Mailson Furtado (CE), João Meirelles (PA) e mediação de Celso Borges (MA), atividades literárias voltados ao público jovem e adulto.

O Circuito de Autores é uma oportunidade de conhecer escritores renomados do meio literário brasileiro e ouvir suas experiências com o ofício de escritor. O encontro é um bate-papo entre participantes com trajetórias distintas, mas que partilham o amor em comum pela literatura, dialogando com o público sobre suas trajetórias, experiências e seus processos criativos. Este ano, a programação traz para São Luís dois escritores que utilizam em suas obras o ambiente como construção poética: Mailson Furtado (CE) explora os elementos urbanos, enquanto João Meirelles (PA) a preservação da natureza.

Mailson é ganhador do prêmio Jabuti de em 2018 pela obra “Sobre o poema-livro à cidade” com versos que apresentam elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos e físicos, enquanto João Meirelles é um dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura e ativista socioambiental desde seus 24 anos, quando atuou na Fundação SOS Mata Atlântica, tendo produzido 18 obras, metade delas sobre a Amazônia. Esta conversa será transmitida hoje, às 19h, pela fanpage artedapalavrasesc, com retransmissão pelo Youtube do Sesc Maranhão para um público maior de 16 anos.

Nesta edição, o Circuito Oralidades apresenta a poeta, professora, performer e produtora cultural Débora Arruda (SE). Entre textos, artigos e apresentações, ela também publicou o livro “Coração Despovoado”. Em sua performance apresentará poemas diversos. Para assistir, basta inscrever-se gratuitamente pelo link https://abre.ai/artedapalavra. A apresentação acontecerá dia 26, às 16h, via google meet para um público maior de 16 anos.

Arte da Palavra

Em seu quinto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, com o objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. Esse é o segundo ano em que as atividades ocorrem em formato on-line, em função da pandemia.

O Arte da Palavra foi lançado em 2017 e conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam escritores de Norte a Sul. Em 2020, já em formato on-line, o Arte da Palavra, por meio dos circuitos de Autores e Oralidades, alcançou mais de 60 mil visualizações e, no circuito de Criação Literária, registrou mais de mil horas ministradas em oficinas diversas.l

Serviço
O quê

Circuito Arte da Palavra

Quando

De hoje ao dia 27 deste mês

Onde

Fanpage artedapalavrasesc, com retransmissão pelo Youtube do Sesc Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.