Literatura

Poesia de Fernando Abreu será destaque em Sarau Virtual

O poeta maranhense apresenta ''Contra todo alegado endurecimento do coração'' entre outras obras, no bate-papo do "Vinil & Poesia" desta semana.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(fernando abreu)

São Luís- Dentro da nova série de “Poetas Maranhenses”, o sarau virtual “Vinil & Poesia” recebe nesta quarta-feira, 3, às 20h, o jornalista, poeta e letrista maranhense Fernando Abreu. O evento terá transmissão, ao vivo, através dos perfis do Instagram, da jornalista e DJ Vanessa Serra (@vanessaserrah), idealizadora e apresentadora do “Vinil & Poesia” e de Fernando Abreu (@fernando.abreu.108).

Fernando tem cinco livros de poemas publicados, sendo o mais recente ‘Contra todo alegado endurecimento do coração’ (7Letras). Antes vieram Manual de Pintura Rupestre (7 Letras, 2015), Aliado Involuntário (Exodus, 2011), O Umbigo do Mudo (Clara Editora, 2003) e Relatos do Escambau (Exodus, 1998). Tem poemas publicados nas revistas Germina, Modo de Usar, Sibila e Poesia Sempre e no Blog do Antonio Cicero. Mantém o blog Homem Comum, onde publica basicamente poemas.

Maranhense, natural de São Luís, Fernando Abreu viveu até os 13 anos de idade na cidade de Grajaú, interior do estado. E quando voltou para a capital; da adolescência partiu aos agitos da cena literária entre o final dos 80 e meados dos 90, integrando movimentos como a Akademia dos Párias. Nele, ao lado de outros integrantes, editou a revista de poemas ‘Uns & Outros’. Entre outras boas histórias...

No “Vinil & Poesia”, a conversa de Fernando Abreu com a apresentadora e idealizadora do projeto Vanessa Serra vai girar sobre a literatura brasileira, em especial, a poesia maranhense, destacando as obras de Fernando, sobretudo, os poemas que se tornaram canções. Como letrista, ele tem parcerias com Zeca Baleiro, Chico César, Marcos Magah e Nosly, entre outros. Muitas dessas parcerias são bem conhecidas do público como: “Guru da Galera”, gravada no disco Pet Shop Mundo Cão; ‘Alma Nova’ em DVD; ‘Cachorro Doido’ no disco Baladas do Asfalto e Outros Blues e ‘O Linchador’ em ‘O Amor no Caos’, todos de Zeca Baleiro; esta última, inclusive, tem ainda a participação do rapper Rincon Sapiência. Além de ‘Esse Samba’ com o saudoso Gérson da Conceição, ‘Salomé Minha Dor’ gravada por Claudio Lima, ‘Você vai me procurar’ no disco Parador de Nosly e ‘Como se fosse um bolero’ musicado e gravado por Júnior Aziz.

“Vinil & Poesia” completou um ano de realização, em dezembro passado. E com um projeto aprovado pela Lei Federal Aldir Blanc, no Maranhão, foi gravado o disco “Vinil & Poesia – Volume 1”, com 14 faixas; uma bela coletânea de artistas maranhenses, disponível nas plataformas digitais, e que em breve, chegará em LP (long play). Confiram!

SERVIÇO PARA AGENDA:

Sarau “Vinil & Poesia”

Apresentação: Vanessa Serra

Convidado especial: Fernando Abreu

Dia 03/03, quarta-feira, às 20h.

Transmissão, ao vivo, pelas redes sociais: Instagram @vanessaserrah/ @fernando.abreu.108.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.