2 de fevereiro

Dia Municipal da Poesia com homenagens literárias

Dia Municipal da Poesia terá programação hoje, a partir das 18h, na Praça dos Poetas, no Centro Histórico de São Luís; no domingo, a programação será no Basa Clube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Bandeira Tribuzi nasceu em 2 de fevereiro
Bandeira Tribuzi nasceu em 2 de fevereiro (bandeira tribuzi)

O Dia Municipal da Poesia será celebrado hoje, a partir das 18h, durante um encontro de poetas e admiradores dessa arte na Praça do Poeta, próximo ao Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís. O evento ocorre, também, em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta Bandeira Tribuzi, co-fundador do jornal O Estado.

Segundo o organizador, poeta Elói Melônio, o Dia Municipal da Poesia foi instituído pela Lei 3.694, de 18 de dezembro de 2018, por iniciativa do vereador Marcial Lima. A primeira edição aconteceu na Praça Deodoro, com um grande evento popular.

“Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, faremos um encontro informal, aberto a quem quiser participar, mas usando máscaras e respeitando o distanciamento social. Os poetas que quiserem aderir poderão declamar seus poemas e se confraternizar”, frisou Elói Melônio, que é membro da Academia Ateniense de Letras e Artes.

No próximo domingo, a programação terá continuidade no Basa Clube, no Calhau, durante o projeto Laços Poéticos, que está em sua terceira edição. A iniciativa é da Academia Ateniense de Letras e Artes. De acordo com o vereador Marcial Lima, o objetivo é popularizar a data.

“Apresentamos esse projeto do Dia Municipal da Poesia em homenagem à Bandeira Tribuzi e a todos os poetas maranhenses e ludovicenses. Uma maneira de reconhecermos a data de nascimento de Tribuzi, um dos ícones da nossa poesia”, destacou Marcial Lima.

Uma programação paralela também acontece hoje, na agência Babaçu Turismo, na Rua de Nazaré, no Centro Histórico. De acordo com o proprietário da empresa, Amadeu Júnior, trata-se do projeto “Varal da Poesia”, quando são exibidos trechos de poemas que exaltam São Luís.

“Nós teremos, ainda, uma caixa de som, para aqueles poetas que desejarem declamar suas poesias. É uma iniciativa que pensa, também, na interação com os turistas, para que eles possam admirar o talento maranhense para a poesia”, finalizou Amadeu Júnior.

Serviço

O quê

Dia Municipal da Poesia

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Praça dos Poetas, Centro Histórico

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.