Sede do consulado

Presidente das Filipinas demite embaixadora que agrediu doméstica

Rodrigo Duterte disse, em pronunciamento nesta segunda-feira (1º), que Marichu Mauro não terá direito a benefícios de aposentadoria nem poderá ocupar cargo público novamente. Caso foi revelado pela TV Globo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Câmeras de segurança flagram embaixadora das Filipinas agredindo empregada
Câmeras de segurança flagram embaixadora das Filipinas agredindo empregada (Câmeras de segurança flagram embaixadora das Filipinas agredindo empregada)

FILIPINAS/BRASÍLIA - O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse, em pronunciamento ontem, 1º, que assinou a demissão da embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro. A decisão ocorre após uma reportagem da TV Globo mostrar vídeos que trazem a embaixadora agredindo uma empregada doméstica, na sede do consulado, em Brasília.

O presidente disse que assinou a recomendação de demissão nos últimos dias e que o documento traz uma série de penas acessórias. Entre elas, Marichu está proibida de ocupar qualquer cargo público no país, pelo resto da vida.

"Eu assinei o documento afirmando a decisão. A decisão prevê a pena de demissão do serviço público, com as penas acessórias de cancelamento de elegibilidade, perda dos benefícios de aposentadoria e desqualificação perpétua de ocupação de cargo público, e proibição de aplicação do teste para serviço público", disse Rodrigo Duterte no pronunciamento (tradução livre).

O presidente afirmou ainda que a embaixadora maltratou a empregada e repetidamente causou agressões físicas. A decisão foi tomada após investigação do Department of Foreign Affairs (DFA), o Departamento de Relações Exteriores das Filipinas.

Reportagem

O caso veio à tona em outubro do ano passado, depois que uma reportagem do Fantástico e da GloboNews exibiu os flagras de agressões. As imagens foram registradas por câmeras da residência oficial, que fica nos fundos da embaixada, em Brasília.

Funcionários descobriram que a vítima, de 51 anos, era agredida praticamente toda semana. Em 12 de março, por exemplo, as câmeras flagraram um momento em que a diplomata parecia discutir com a funcionária. De repente, Marichu Mauro deu um tapa no rosto dela. A agressão foi interrompida no instante seguinte, quando uma pessoa apareceu abrindo uma porta.

Em 19 de agosto, as duas tentavam consertar uma porta. Enquanto a empregada estava abaixada, a diplomata deu um puxão nas orelhas da vítima. Imagens de 15 de outubro mostraram a embaixadora tentando beliscar a funcionária. Ela ainda arrancou a máscara de proteção que a empregada usava no rosto.

Após a divulgação do caso, Marichu Mauro foi chamada de volta ao país de origem e se tornou alvo da investigação. A vítima também voltou às Filipinas e, segundo o governo, recebeu apoio.

Marichu havia recebido a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul – a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. A revogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.