Artigo

Galeria de presidentes da OAB-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão -, dr. Thiago Diaz, enviou-me um convite para participar de uma solenidade, em 15 de janeiro de 2021, a partir das 8h30, na sede da OAB - Seccional Maranhão -, para a entrega à advocacia da nova Galeria de Presidentes da Seccional Maranhense.

Eu aceitei o convite e me senti mais feliz e cheguei ao local no horário indicado.

Assim, eu pude ver novamente de perto os meus ilustres colegas e amigos eternos dr. Carlos Sebastião Silva Nina, dr. José Antônio Almeida, o dr. Raimundo Ferreira Marques e o dr. Mário Macieira, todos juristas, inteligentes, cultos e honestos. Todos eles ex-presidentes da OAB - Seccional Maranhense.

Eu sou também um dos ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão -, no período de 1981 a 1983 e, assim sendo, entre os vivos, eu sou mais antigo.

Em diversos períodos eu fui também membro do Conselho Federal da OAB, com sede ainda no Rio de Janeiro e, depois, em Brasília, representando a Seccional Maranhense.

Todos ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão - realizaram excelente, históricos e inesquecíveis trabalhos expressando sempre a importância e o valor essencial do sistema jurídico - democrático na prática e em benefício do povo.

O exercício da advocacia não é atribuição para qualquer pessoa. É atribuição exclusiva para a pessoa inteligente, culta, honesta, conhecedora profundamente da Ciência do Direito, da concretização da Justiça e da paz social.

Na solenidade, acima referida, recebi uma foto minha num quadro em que está escrito: “Essa é uma homenagem por todo o seu trabalho e dedicação à advocacia e à sociedade maranhense.”

Esta frase ampliou a minha felicidade e assim está guardada dentro de mim como um dos motivos para continuar vencedor e recebendo homenagens.

Ser vencedor não é fácil. Só merece aplausos quem vence com dignidade, assim diante de todos e, portanto, merecedor. Fica no tempo e ganha muito espaço. É importante saber vencer. Aí está o sucesso sem temor. Não tira de ninguém o seu prestígio. Sobe na vida em defesa do amor. Feliz é quem sabe vencer. Assim dentro de si está seu tesouro, que não é riqueza material para os olhos, é, porém, felicidade eterna do vencedor e assim protegido por Deus.

Diante de tudo, acima revelado, vou continuar pensando e sentindo a importância de ser realmente um vencedor e assim recebendo homenagem justa no momento adequado, como foi acima mencionado, ampliando a minha felicidade.

Hoje, sou membro honorário vitalício da OAB - Maranhão - e, assim sendo, agradeço, aqui, hoje, ao nosso presidente, dr. Thiago Diaz e a todos os colegas no Maranhão e no Brasil, especialmente.

Eu sempre me senti realizador por saber pensar, sentir, ouvir, falar e escrever em defesa do legal e do justo objetivando a concretização da Justiça e da paz social.

Aí está o meu imenso e eterno amor à Ordem dos Advogados do Brasil e ao povo brasileiro.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.