Fenômeno

''Estrela de Belém'' ilumina o céu pela primeira vez em 800 anos

Pela primeira vez desde 1226 se poderá observar a ''Estrela de Belém'' no Natal, nome dado ao fenômeno para quando Júpiter e Saturno ficam alinhados no céu da Terra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A “estrela de Belém” descrita nas histórias que falam sobre o nascimento de Jesus Cristo poderia ser uma união de Júpiter e Saturn
A “estrela de Belém” descrita nas histórias que falam sobre o nascimento de Jesus Cristo poderia ser uma união de Júpiter e Saturn (Estrela de Belém)

ESTADOS UNIDOS - Os dois maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno, aparecerão mais próximos do que em qualquer período nos últimos 800 anos. E isso vai acontecer justamente durante a semana de Natal, formando a chamada “Estrela de Belém”.

Eles estão se aproximando bastante desde o início do inverno e poderão ser vistos praticamente como um planeta duplo, no dia 21 de dezembro. E o melhor de tudo: esse fenômeno poderá ser conferido de qualquer parte do mundo, logo após o pôr do Sol. Todos os povos da Terra poderão observar os dois maiores planetas do sistema solar em uma linha reta na direção do pôr do sol.

Os dois gigantes estarão separados por menos de uma lua cheia. Conforme o astrônomo alemão Johannes Kepler, em uma publicação de 1614, a “estrela de Belém” descrita nas histórias que falam sobre o nascimento de Jesus Cristo poderia ser uma união de Júpiter e Saturno.

Outros indicam que os famosos três reis magos poderiam ter seguido uma conjunção tripla, com Júpiter, Saturno e ainda Vênus. Mas, em 2020 esse terceiro não estará junto dos outros. O fenômeno poderá ser visto com mais clareza no equador da Terra.

Só no fim do século

A última vez que a “Estrela de Belém” foi vista aconteceu em 4 de março de 1226, formando um alinhamento mais próximo entre esses objetos no céu noturno. E a próxima vez que eles estarão tão próximos será no dia 15 de março de 2080, visíveis por ainda mais tempo. Contudo, a conjunção seguinte dos dois astros virá somente em 2400.

“Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais”, disse o astrônomo Patrick Hartigan, da Rice University of Houston, Texas. “Mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas uns com os outros”, explicou.

Alguns pensam ainda que no dia do nascimento de Jesus um grande cometa iluminou o céu. Dessa vez, os planetas estarão separados por milhões de quilômetros, mas estarão “próximos” devido às diferenças de órbitas. A dupla planetária deve estar baixa no céu ocidental, brilhante o suficiente para ser vista com facilidade.

As melhores vistas serão no equador, mas o fenômeno poderá ser conferido de qualquer parte da Terra. Além dos planetas, boa parte de suas luas também estarão visíveis, no mesmo campo de visão. Quanto mais ao norte estiver o observador, menos tempo terá para fazer o avistamento.

"Encontros semelhantes podem acontecer mais frequentemente, mas as máximas aproximações no céu são bem raras e demoram mais tempo para ocorrer”, afirma Felipe Navarete, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, ao G1.

Linha do horizonte

O pesquisador recomenda que a observação do raríssimo alinhamento entre os planetas seja feito em um local alto e com vista para o pôr do sol limpo, pois os planetas ficarão bem próximos da linha do horizonte. Não é necessário observar o evento: ele estará no céu entre o dia 16 e dia 21, com maior chance de ser observado no último dia.

“Ao longo dos dias a distância entre os pontos vai diminuir. No dia 21 será a distancia mínima. A olho nu você consegue separar os planetas: Júpiter e Saturno. Júpiter será mais brilhante. A olho nu vai dar para ver, embora não dê para enxergar os detalhes. Com binóculo pequeno você já consegue começar a ver melhor os detalhes”, concluiu Felipe Navarete.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.