Artigo

Parabéns, prefeito eleito, Eduardo Braide

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Esta eleição foi atípica, com o coronavírus a nos pautar e os jovens a duelar pelo poder. Os velhos não se aventuraram a disputar votos, uma eleição da juventude.

Agora que a eleição finalmente acabou, parabenizo o prefeito recém eleito, Eduardo Salim Braide, e sua vice, Esmênia Ferreira.

Parabenizo-o pela vitória em uma campanha sangrenta, baseada na mentira, na sordidez, na cretinice, na vigarice. Isso precisa mudar. Uma campanha que deveria ser propositiva, para discutir ideias e projetos de futuro para nossa a Ilha do Amor, se transformou em um palco das grandes baixarias.

Diz um provérbio chinês: "O medíocre fala de pessoas, o comum fala de fatos, o sábio fala de ideias."

Agora que o senhor venceu, vamos discutir ideias, planos. Parabéns pela firmeza como o senhor se conduziu em meio ao mar revolto, uma campanha pesada, que teve de enfrentar um consórcio de candidatos do Palácio dos Leões no primeiro turno, e soube acompanhar de camarote o canibalismo dos Menudos, lançados no balão de ensaio governamental.

Quem entende de política, sabia que não daria certo tal artimanha. Cisão na base do governo estadual.

Parabéns pela serenidade em administrar tantos petardos, que vieram de forma vil. Bem sei que isso faz parte das disputas políticas, mas apesar da forma sórdida de seu adversário, com suas fakes news, nome pomposo para mentiras deslavadas, o senhor se manteve firme. As milícias digitais que não foram inventadas por nenhum dos candidatos, foram abusadamente usadas nestas eleições.

Parabéns pela elegância da campanha, serena, construtiva, sem ataques pessoais. Parabéns pela escolha de uma mulher, a professora Esmênia, como vice, uma deferência à mulher ludovicense, e um sinal de valorizar nossa educação. Parabéns pela sabedoria em manter firme o discurso, que não mudou ao sabor da temperatura da campanha, isso foi vital para atrair para o seu lado os candidatos que não passaram para o segundo turno.

Prefeito eleito, descanse agora, junto à sua esposa, filhos, amigos e demais familiares. E, comece a pensar seriamente sobre o quê vai fazer para melhorar nossa cidade. Tenha macro visão para solucionar nossos urgentes problemas.

Assisti atentamente a propaganda eleitoral, e vi um jovem candidato, abraçado com um ex-presidente, ex-presidiário e condenado pela Justiça, na falsa esperança que teria votos da esquerda, quando todos estamos cansados de ideologia inócua. Ouvi propostas de muitos candidatos, sem nenhum compromisso com a verdade; sabe-se que são promessas eleitoreiras, que não conseguem convencer quem se cansou de conversa vazia.

Eduardo Braide, agora que saboreias o doce gosto da vitória, se puder lhe dar um conselho, como um ludovicense, que aqui nasceu, estudou, casou, constituiu família, e ama essa Ilha, lhe diria: Não caia na conversa barata de ideologia, de esquerda, ou direita, o senhor foi eleito para trabalhar por todos e para todos; todos esperam muito do senhor, não nos decepcione. Pense grande, nossa Ilha merece e anseia.

Tenha a sabedoria de unir todos em torno de boas propostas, ninguém mais aceita conversa mole, de político profissional. Esse tempo já passou. Esperamos que o senhor escolha os melhores, e se não for possível, nem sempre será a sua vontade que prevalecerá, escolha os menos ruins, compromissados com o bem coletivo.

Tenha olhos de futuro, seja visionário, não gaste sua energia com questiúnculas, com fofocas dos que cercam o poder, os áulicos. Fale diretamente com todos, seja um prefeito de ruas e praças. Plante árvores, nossa cidade e carente de verde.

Agradeça a Deus pela vitória, pela conquista de ser o alcade de sua cidade, pela oportunidade de servir aos seus propósitos, às suas promessas de campanha, e principalmente ao sonho de seus eleitores, que depositaram no senhor a esperança de novos e melhores dias. Torne nossa cidade mais justa e igualitária.

Foi bom ouvir durante a campanha que o senhor dará continuidade às boas obras do prefeito Edvaldo Holanda Jr, que está de saída. Faça isso, isso é civilidade.

Não seja “mais do mesmo”: inove, crie, trabalhe, cerque-se de quem tem bons propósitos; mostre ao Brasil, que temos um novo e competente prefeito, amigo do verde, da natureza, que respeita a diversidade, ama nossa São Luís, a Ilha do Amor.

Fico com a sabedoria de Nelson Mandela (1918-2013): “Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar”.

“Lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça”.

Luiz Thadeu Nunes e Silva

Engenheiro agrônomo, palestrante, cronista e viajante, o sul-americano mais viajado do mundo com mobilidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.