Eleições 2020

SES divulga nota sobre suposto exame de Duarte Jr

Documento vazado por setores da imprensa que deputado pode ter ocultado infecção por Covid-19 por dias

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Deputado Duarte Jr nega autenticidade do exame vazado
Deputado Duarte Jr nega autenticidade do exame vazado (Duarte Jr)

SÃO LUÍS - Por meio de nota no fim da manhã desta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) manifestou-se em relação ao suposto exame do candidato Duarte Jr (Republicanos). Vazado por alguns órgãos de imprensa, o suposto exame indica que o candidato, pelo menos, suspeitava de infecção por Covid-19 deste o dia 5 de novembro (data da realização do suposto exame) e que teve a certeza do caso no dia 8 de novembro (data em que teria recebido o resultado).

Após a divulgação do suposto exame, Duarte Jr negou a autenticidade do documento e acusou adversários de tentarem desestabilizar sua campanha. Segundo o candidato, o exame é falso apresentado em uma emissora de rádio da capital é falso e ele "nunca pisou" no laboratório apontado no documento.

Pouco esclarecedora, a nota da Secretaria de Saúde não nega e nem confirma a veracidade do documento creditado ao Laboratório Central (LACEN). Além disso, a secretaria afirma que cabe ao deputado Duarte Jr “as informações que entender cabíveis sobre seu estado de saúde”.

NOTA

Sobre a polêmica envolvendo exames do deputado estadual Duarte Júnior, esclarecemos que cabe à Secretaria de Estado da Saúde (SES) zelar pelo direito à privacidade dos cidadãos e cidadãs, assegurado pela Constituição Federal.

Desde o início da pandemia do coronavírus, com centenas de milhares de exames realizados, a SES jamais se manifestou sobre qualquer paciente individualmente, conduta essa que será mantida.

Assim, a princípio, cabe exclusivamente ao citado deputado prestar as informações que entender cabíveis sobre seu estado de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.