Exercício

Pandemia contribui para aumento do número de ciclistas em São Luís

Atividade saudável praticada ao ar livre ganha cada vez mais adeptos na capital maranhense e lojas especializadas registram aumento nas vendas

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Luís - É cada vez maior o número de ciclistas pedalando nas ruas de São Luís. A prática desse esporte tem sido marcante neste período da pandemia do novo coronavírus, principalmente porque garante o distanciamento entre os participantes e se trata de uma atividade praticada ao ar livre. O termômetro é o aumento do faturamento no comércio especializado da capital.

“Nós tivemos um aumento nas vendas em torno de 120% nesta fase da pandemia, ou seja, quando os protocolos ficaram mais flexíveis. Muitos aderiram por ser uma atividade que pressupõe movimento e ajuda no distanciamento”, revela Alcides Júnior, que trabalha na loja Paulista 2 Rodas, localizada no bairro Residencial Pinheiros e que existe há 20 anos.

Conforme Alcides Júnior, antes da pandemia, os clientes eram do sexo masculino em sua maioria. No entanto, as mulheres passaram a liderar a preferência pelas “magrelas” depois da crise sanitária no mundo. “Elas, principalmente, compram bastante acessórios, como luvas, capacetes e roupas apropriadas”, revela, informando que, dependendo da funcionalidade, uma bicicleta pode sair por até R$ 25 mil, a mais cara, e por R$ 2.500, a mais barata.

Na loja Império das Bicicletas, próximo ao Mercado Central, no centro de São Luís, a equipe de vendas também observou um salto no faturamento. Carlos Borges, proprietário de uma unidade da Hélio Pelas, no bairro Bequimão, contou que as vendas, do início da pandemia para cá, cresceram em 100%.

“Aqui, nós trabalhamos com venda e manutenção e percebemos claramente esse aumento, o que muito nos alegra e nos motiva a trabalhar ainda mais. As bicicletas são fabricadas em alumínio e fibra de carbono. Na pandemia, quando as academias fecharam as portas, as pessoas passaram a comprar para não ficar sem fazer uma atividade física”, contou.

Das lojas especializadas, os ciclistas ganham as ruas e muitos preferem praticar em grupos, que são criados para que os participantes motivem uns aos outros. É o caso da engenheira ambiental Monalisa Santos, embaixadora do grupo Pedal Bike, um dos mais conhecidos da cidade. Ela ganhou esse título porque é um exemplo de paixão pela atividade.

Prova disso é que, com a flexibilização dos protocolos sanitários e o retorno ao trabalho, deixou de lado outros meios de transporte para se descolar exclusivamente sobre duas rodas. “Moro no centro e trabalho no Calhau, para onde me desloco de bicicleta, diariamente. Senti uma diferença enorme e consegui emagrecer nove quilos. Eu perdia muito tempo no trânsito e consegui melhorar a minha resistência física e durmo melhor”, contou.

Como embaixadora do grupo, Monalisa Santos defende a construção de ciclovias em São Luís. “Algumas cidades do interior do Ceará possuem ciclovias/ciclofaixas e nossa capital não possui. Mas estamos caminhando para ter. Já demos um passo importante, que é a instalação da ciclofaixa aos domingos. Nesse sentido, a população dará mais importância ao uso da bicicleta como meio de transporte e, assim, mais medidas serão tomadas”, disse.

O psicólogo Antônio Neto integra o Pedal Bike
O psicólogo Antônio Neto integra o Pedal Bike

Fomento

O grupo Pedal Bike, que fomenta o ciclismo no Maranhão desde 2012, reúne mais de 100 ciclistas, que se reúnem nas terças e quintas-feiras, para o chamado Pedal Intermediário, cujo percurso mínimo é 20 quilômetros, e nas segundas e quartas, para o Pedal Iniciante, com percurso de 20 quilômetros. Há, ainda, eventos que acontecem aos fins de semana durante o dia, como trilhas e expedições. Tudo é realizado a partir de um calendário elaborado pelo líder do grupo, Denes Veloso. A concentração é no Golden Shopping Calhau, sempre às 20h. De lá, os ciclistas saem pelas ruas da cidade, sempre protegidos, ou seja, usando os equipamentos adequados.

O psicólogo e professor Antônio Neto conhece os benefícios do ciclismo desde a infância. Entretanto, começou sua dedicação como esportista em 2020, na flexibilização da pandemia. Ele contou que são vários os benefícios, dentre eles, a socialização com pessoas que pensam, praticam e adotaram o ciclismo como filosofia de vida, sempre conhecendo ambientes e pessoas novas.

“Essa atividade traz benefícios para a saúde física e mental, pois além de melhorar o condicionamento físico, estimula os neurotransmissores, causando bem-estar, com a liberação de serotonina, dopamina, noroadrenalina e endorfina. O ciclismo foi a melhor escolha que fiz nos últimos tempos”, contou o psicólogo, que também participa do Pedal Bike, há seis meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.