Crime

Operação Pandemia: polícia combate furto de energia elétrica

Equatorial Maranhão identificou irregularidade em mais de 50 unidades consumidoras em todo o estado no ano passado e a perda de faturamento na ordem de R$ 340 milhões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(energia)

SÃO LUÍS - A Equatorial Maranhão verificou irregularidade em mais de 50 mil unidades consumidoras somente no ano passado e cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento na ordem de R$ 340 milhões por ano. Para combater essa ação criminosa, a equipe da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) está realizando a Operação Pandemia em todo o estado.

A terceira etapa da Operação Pandemia no combate ao furto de energia elétrica ocorreu no último dia 14, em duas cidades do interior. Em Caxias, um depósito de bebidas, no bairro Trizidela, e duas residências no bairro Campo Belo foram alvos do cerco. Já em Timon, seis imóveis residenciais dos bairros Parque Alvorada, Júlia Almeida, Bela Vista, Cidade Nova, Vila do Bec e Centro foram autuados por furto de energia elétrica.

O delegado Paulo Roberto, da Seic, disse que a operação continuará em um segundo momento para identificação e continuidade das investigações. “Na terceira etapa estivemos nos municípios de Caxias, Timon e cidades vizinhas onde fizemos várias abordagens que resultaram em três prisões em flagrantes pela prática de furto de energia mediante fraude”, destacou Paulo Roberto.

A operação já passou pelas cidades de Sucupira do Norte, Zé Doca, Pinheiro, São Vicente Férrer, Rosário, São José de Ribamar e Chapadinha. O furto de energia compromete a segurança da população e a qualidade da energia que chega nas residências maranhenses.

Outro grave problema apontado pela Equatorial Maranhão são as ligações elétricas clandestinas realizadas em áreas de ocupação irregular, popularmente conhecidas por gambiarras. Nos locais em que existem altos índices de furto de energia, parte desse prejuízo acaba sendo revertido em aumento de tarifa, onde todos os clientes da concessão pagam pelo prejuízo causado por esse tipo de crime.

Situações de suspeita de fraude ou furto de energia elétrica podem ser denunciadas pelo site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), sem necessidade de identificação por parte do denunciante. Depois de registrada a denúncia, a Equatorial Maranhão encaminhará equipes para as inspeções, conforme prevê a legislação do setor elétrico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.