Cinema

Conheça três filmes com novos olhares sobre povos originários

Os filmes estreiam nos cinemas brasileiros ao longo de 2024, trazendo diferentes perspectivas sobre os povos indígenas.

Na Mira

BRASIL - Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, celebramos a resistência e a diversidade cultural dos povos originários brasileiros. Conheça três longas que chegam ao longo de 2024 aos cinemas e permitem conhecer e refletir sobre a temática: ‘O Estranho’, ‘A Flor do Buriti’ e ‘A Invenção do Outro’.

Com perspectivas diferentes, cada um destes filmes tenta construir imagens que fogem ao senso comum dos documentários clássicos sobre os povos indígenas. Contrariando o olhar tradicional de documentários que contribuíram para a exotificação e o reforço de estereótipos, os filmes trazem os modos de viver e pensar de povos originários com respeito e proximidade, fortalecendo suas singularidades. Conheça mais sobre os filmes abaixo.

O Estranho (Estreia em 20/06)

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Filme de Flora Dias e Juruna Mallon traz o Aeroporto de Guarulhos como protagonista de sua trama. Construído em um território indígena, a história do local se entrelaça com a de seus trabalhadores e das pessoas que vivem e circulam por Guarulhos, evocando a ancestralidade do território e dos sujeitos que ocupam seus espaços na atualidade.

A Flor do Buriti (Estreia em 04/07)

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Longa de João Salaviza e Renée Nader Messora é uma ficção de uma história 'real' da comunidade Krahô, situada no Tocantins. Com indígenas como atores, já é o segundo filme da dupla de diretores feito dessa maneira. A obra apresenta uma história de resistência do povo Krahô, teve a sua première no prestigiado Festival de Cannes de 2023 e foi premiado com o Prix d'ensemble (Melhor Equipe) da sessão Un Certain Regard (Um Certo Olhar) no Festival.

A Invenção do Outro (Previsão de estreia no segundo semestre de 2024)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Filme de Bruno Jorge se destaca pela sua meticulosa abordagem na captura de uma expedição da Funai para tentar contato com indígenas da etnia Korubo no Vale do Javari. O longa mostra o contato de indígenas com não-indígenas, pensando nas formas de representação que o cinema pode oferecer de “um outro”. Teve sua estreia no Festival de Brasília em 2022, ganhando 5 prêmios, dentre eles o de melhor filme pelo júri oficial.

Dia dos povos indígenas

Criado originalmente em 1943, durante o Estado Novo, então como “Dia do Índio”, a data passou a se chamar “Dia dos Povos Indígenas” com a promulgação da Lei 14.402, de 2022. Em 2024, é a segunda vez que as celebrações de 19 de abril ocorrem com este novo nome, após mudança que buscou reafirmar a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização até os genocídios atuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.