Avaliação

Portos de Ponta da Madeira e do Itaqui se destacam em Desempenho Ambiental

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), porto privativo da Vale ficou em segundo lugar no país e o Itaqui em terceiro, na categoria público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Entre terminais privados, Ponta da Madeira ficou em segundo lugar no ranking, com 98,13 pontos
Entre terminais privados, Ponta da Madeira ficou em segundo lugar no ranking, com 98,13 pontos (ponta da madeira)

SÃO LUÍS - Os portos de Ponta da Madeira e do Itaqui ficaram em segundo lugar e terceiro lugar, respectivamente, nas categorias privado e público, no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2019. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O IDA é aplicado desde 2012 pela Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (GMS), e é a principal ferramenta para avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias reguladas pela Antaq.

Nesta edição foram avaliados 31 portos organizados (públicos) e 92 terminais de uso privado (TUPs) por meio de 38 indicadores agrupados em quatro categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos. Tais indicadores fornecem informações que auxiliam gestores e tomadores de decisões e que estimulam a adequação do setor portuário à legislação e às melhores práticas de gestão ambiental.

O Porto de Itajaí (SC) conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos, com 99,47 pontos. Já o Porto Itapoá Terminais Portuários de Santa Catarina ganhou entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), com 99,26 pontos.

Para o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, José Renato Fialho, “a primeira posição do Porto de Itajaí não é surpresa. Desde a implantação do IDA, o porto sempre ficou em primeiro ou em segundo lugar”. Fialho destacou, ainda, que o Porto Itapoá subiu cinco posições em 2019 em relação a 2018.

O Porto de Paranaguá (PR) ficou em segundo lugar, com 98,65 pontos. Itaqui (MA), em terceiro. O Porto de Santos (SP) ficou em quarto lugar, e o Terminal Portuário de Pecém (CE) alcançou a quinta posição.

Entre os TUPs, o terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) ficou em segundo lugar, com 98,13 pontos. Em seguida, Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC). Na quarta posição, Cattalini Terminais Marítimos, em Paranaguá. No quinto lugar, Terminal da Ilha Guaíba – TIG (Mangaratiba/RJ).

Para o diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, o IDA é uma ferramenta importante para avaliação da gestão ambiental e da gestão portuária nas instalações. “O IDA gerou uma competição saudável entre as instalações portuárias, que buscam melhorar seu resultado no IDA e as suas ações sustentáveis”, destacou Tokarski, informando que o IDA fez os portos e os terminais privados aumentarem seus orçamentos para as práticas ambientais.

Saiba mais

Nos portos públicos, as três primeiras instalações mantiveram as posições da avaliação anterior;

Em relação à evolução, o Porto de Aratu subiu sete posições, passando da 19ª posição no ranking para a 12ª (81,66 pontos). Já o Porto do Rio de Janeiro passou da 30ª para 23ª;

Sobre os TUPs, o primeiro colocado subiu cinco posições no ranking, enquanto o segundo e terceiro colocados caíram uma posição, em relação ao ano anterior;

Destaque entre os TUPs, o Terminal Portuário Bunge Alimentos de Rio Grande (RS) passou da 85ª para a 12ª posição (78,24 pontos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.