Capacitação

IFMA oferta cursos de cuidadora infantil e de idoso com inscrições gratuitas

As interessadas por se inscrever até 15 de abril.

Imirante, com informações do IFMA

A previsão é que cursos se iniciem no terceiro fim de semana de abril.
A previsão é que cursos se iniciem no terceiro fim de semana de abril. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) prorrogou, até o dia 15 de abril, as inscrições para seleção de trabalhadoras domésticas interessadas em obter formação profissional como Cuidadora Infantil ou Cuidadora de Idoso, em São Luís, capital maranhense. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente, até 15 de abril, entre 14 h e 17h, às segundas, quartas e sexta feiras, no Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado do Maranhão (Sindoméstico-MA). Ele fica localizado na Casa do Trabalhador, na confluência das avenidas Euclides Figueiredo e Jerônimo de Albuquerque – Sala 204 – Calhau/Cohafuma, em São Luís (MA)

A seleção será realizada por ordem de inscrição e análise documental. São ofertadas 100 vagas para o curso de Cuidadora de Idoso e 50 (cinquenta) vagas para o Cuidadora de infantil.

Ofertados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do Programa Mulheres Mil, esses cursos têm o objetivo de promover a elevação da escolaridade, a inserção no mercado de trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais.

O foco são mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social e que estejam vinculadas ao Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado do Maranhão (Sindoméstico-MA).

A coordenação e oferta do curso é do Campus São Luís Maracanã, mas as aulas serão ministradas no Campus São Luís-Monte Castelo, com aulas aos sábados e domingos, no turno diurno.

Os cursos não possuem taxa de inscrição. A previsão é que se iniciem no terceiro fim de semana de abril.

O edital exige que a candidata tenha cursado, ainda que incompleto, o Ensino Fundamental I (1º a 9º ano).

No ato da inscrição, a candidata deverá preencher uma ficha, disponível nos locais de inscrição e anexar os documentos comprobatórios: Cédula de Identidade (frente e verso), Comprovante de inscrição no CPF, Cópia do cartão Bolsa Família ou Número do NIS (para candidatas que o possuírem), Comprovante de escolaridade ou declaração emitida pela instituição de ensino (para candidatas que o possuírem.

VEJA O EDITAL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.