Barreirinhas recebe serviços do 'Conciliação Itinerante' nesta sexta e no sábado
A população poderá resolver questões relacionadas a divórcio, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade, dentre outras.
BARREIRINHAS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) participará da caravana “Fome e Sede de Justiça", que ocorre nesta sexta-feira (12) e no sábado (13), na cidade de Barreirinhas, por meio do projeto “Conciliação Itinerante”. A iniciativa é promovida pela Federação das Entidades Cristãs do Maranhão e inclui outros serviços de cidadania.
Os atendimentos jurídicos à comunidade serão realizados na Praça da Família, no horário de 8h às 17h, em um ônibus equipado do TJ-MA, com acesso à rede wi-fi, e serão conduzidos por conciliadores e conciliadoras do Poder Judiciário. Durante o evento, cidadãos e cidadãs poderão resolver questões pré-processuais (sem processo na Justiça) de forma amigável, por meio do diálogo e da conciliação.
Entre os serviços oferecidos pela “Conciliação Itinerante”, destacam-se: as audiências de conciliação para questões relacionadas a divórcio, reconhecimento e/ou dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade e exame de paternidade com coleta de DNA. A ação reforça o compromisso do TJMA em aproximar a Justiça da população, proporcionando soluções rápidas, acessíveis e gratuitas, com vistas à paz social.
Dúvidas e mais informações podem ser obtidas por meio dos contatos (98) 2055-2283 - Telefone / (98) 3198-4558 - WhatsApp.
Documentação
Para participar das audiências de conciliação, o público deve comparecer com documentação, de acordo com as demandas, conforme a seguir:
- Divórcio (Oficialização do fim de um casamento):
Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço, Certidão de Casamento e documento dos filhos menores de 18 anos (se houver);
- Dissolução de União Estável (Oficialização do fim de uma união estável):
Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço, Certidão de União Estável e documento dos filhos menores de 18 anos (se houver);
- Reconhecimento de União Estável (reconhecimento legal da relação entre um casal):
Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço e documento dos filhos em comum (se houver);
- Reconhecimento espontâneo de paternidade (Inclusão do nome do pai, na certidão de nascimento do filho ou filha):
Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço e documento dos filhos que serão reconhecidos;
- Investigação de Paternidade (realização de exame de DNA, em pessoas que não tem nome do pai na certidão de nascimento):
Documento de Identificação Oficial com foto, CPF e comprovante de endereço, documento da pessoa que será reconhecida (DNV, Certidão de Nascimento ou Documento de Identificação Oficial com foto);
- Pensão alimentícia (Pagamento mensal, para suprir as necessidades de sobrevivência e manutenção de um filho):
Documento de Identificação Oficial com foto, CPF e documento de identificação do filho ou filha que deseja receber alimentos, telefone de contato do pai da criança ou adolescente;
- Negociação de dívida (Tentativa de quitação ou parcelamento de débitos em atraso):
Documento de Identificação Oficial com foto, CPF e documentos que constem dados da empresa que deseja negociar (Nome, CNPJ, Endereço e Telefone de Contato).
Saiba Mais
- 28 novos juízes serão empossados pelo Tribunal de Justiça do MA
- Imperatriz recebe o projeto ESMAM Itinerante
- Estado é condenado a fornecer ônibus escolar em até seis meses
- Tribunal de Justiça do Maranhão realiza sessão de diplomação da desembargadora Graça Amorim
- Froz Sobrinho e nova Mesa Diretora tomam posse no TJMA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.