Artigo

O imortal aniversariante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

No próximo dia 17 de fevereiro de 2020, o imortal dr. Benedito Bogéa Buzar estará completando 82 anos. Ele nasceu em Itapecuru, no Maranhão, em 17 de fevereiro de 1938. Sempre foi dedicado ao trabalho e aos estudos e, por isso, muito cresceu em sua vida.

Ele estudou no Colégio dos Irmãos Marista e no Liceu, Colégio Estadual do Maranhão. A seguir, ingressou na Faculdade de Direito do Maranhão, onde recebeu, merecidamente, o diploma de Bacharel em Direito.

Ele é jornalista, advogado, professor e excelente escritor, em especial, pesquisador, que tem, assim, contribuído, em muito, para a ampliação da cultura de muitas gerações.

Atuou e continua atuando brilhantemente no exercício das profissões, acima mencionadas, e, desse modo, ocupa, hoje, espaço suficiente para estar sempre na história de cada uma delas, em especial, no território maranhense.

Eu trabalhei com ele no “Jornal do Dia” e, hoje, continuo ao seu lado no jornal “O Estado do Maranhão”, de onde nunca saí e nunca sairei. Assim, vou continuar, bem de perto, vendo a grandeza de sua inteligência e cultura, unidas em benefício, especialmente, do povo maranhense.

O dr. Benedito Bógea Buzar é membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, onde é ocupante da Cadeira nº 13, cujo patrono é José Cândido de Moraes e Silva e é seu fundador José de Almeida Nunes. São seus antecessores Raimundo Clarindo Santiago, Antônio Lopes da Cunha e Fernando Eugênio dos Reis Perdigão.

Hoje, ele é presidente da Academia Maranhense de Letras, já no final do seu mandato, pois, a partir do dia 5 (cinco) de março próximo, este cargo será transferido para o dr. Carlos Thadeu Pinheiro Gaspar, recentemente eleito, dignamente, com a aprovação da maioria dos seus confrades e das suas confreiras.

O dr. Benedito Bógea Buzar já ocupou cargos importantíssimos no Estado Maranhão, inclusive o de professor titular de Ciências Política do curso de Administração Pública da UEMA e de coordenador geral da Secretária da Cultura do Maranhão, onde deixou marcas inesquecíveis da sua inteligência, cultura, honestidade e cordialidade.

Ele já escreveu e publicou muitos livros: “A greve de 51”; Os trinta e quatro dias que abalaram São Luís; “Fiema: vinte anos de lutas e vitória”; “50 anos do Banco do Estado do Maranhão”; “Politiqueiros, politicalha, politiquice, politicagem e política do Maranhão”, “100 anos de telefonia no Maranhão”, “O vitorinismo, lutas e políticas no Maranhão”, “Vitorinistas e oposicionistas”, “Neiva Moreira: o jornalista do povo”, “50 anos da greve de 51.”

Através desse livros, cada leitor e cada leitora encontrará, sem dúvida, o dr. Benedito Bogéa Buzar escrevendo em altos níveis e, por isso, está ocupando espaço excelente nas histórias da literatura e da política, no Maranhão, onde, hoje, é merecedor de muitos aplausos e elogios.

Aqui, neste instante, parabenizo o dr. Benedito Bógea Buzar, meu amigo eterno, e peço a Deus que lhe conceda espaço e proteção para que ele ultrapasse os 100 (cem anos) de vida.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.