Lauande Aires - Ator, dramaturgo, diretor e compositor

Arte com dedicação e seriedade

Um dos mais competentes produtores de arte do Maranhão contabiliza 26 anos de carreira e ainda quer fazer muito mais

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Lauande Aires, entre outras atividades, cursa Mestrado em Artes Cênicas, na UFMA
Lauande Aires, entre outras atividades, cursa Mestrado em Artes Cênicas, na UFMA

Nos bastidores das produções artísticas maranhenses, um nome se destaca pelo envolvimento e doação ao trabalho com seriedade. É o ator e diretor Lauande Aires, licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e que, atualmente, cursa Mestrado em Artes Cênicas pela mesma instituição. Lauande está há 26 anos envolvido com essa área e é uma espécie de profissional polivalente, criativo e inteligente.

O maranhense começou a carreira em um grupo da igreja, no bairro Coroadinho. Sua primeira experiência com teatro foi em um Auto de Natal, aos 14 anos. “Eu não sabia nem para onde ia teatro. Não tinha noção de nada. No entanto, me dei tão bem que, no ano seguinte, eu já estava escrevendo os textos”, conta.

É atuando, dirigindo, escrevendo e coordenando que Lauande Aires mostra suas múltiplas habilidades. Entre outras coisas, ele estudou música na Escola Lilah Lisboa de Araújo, mas não concluiu o curso de violão erudito. “No entanto, o conhecimento nessa área me acompanha nessa trajetória, me ajudando bastante a dinamizar o meu trabalho”, afirma.

Lauande Aires tem atuação em áreas diversas
Lauande Aires tem atuação em áreas diversas

Consultoria

Atualmente na Santa Ignorância Companhia de Artes, a mesma que assina o espetáculo “Pão com Ovo”, ele faz, desde o ano passado, a consultoria para a versão “Cabaré” da comédia. Há 10 anos, se debruça sobre a pesquisa “Teatro nos passos do boi”, que consta de um estudo e análise da experiência do bumba meu boi para a construção de dramaturgias e, por meio do corpo do ator, conceber personagens e cenas contemporâneas. É uma pesquisa relacionada ao seu Mestrado na UFMA, com o tema “O ator brincante nos passos do boi”.

Foi a partir desse estudo que o diretor concebeu o espetáculo “A Carroça é Nossa”, onde atua, dirige e assina o texto para o grupo Xama Teatro. “Com esse espetáculo, nos apresentamos em todos os estados do Brasil. Essa mesma pesquisa, aliás, já rendeu três produções”, informa.

Trabalhando com o elenco de “Pão com Ovo” desde 2016, ele atua na versão “Pãozinho com Ovo”. Além disso, desde o ano passado, está na consultoria de dramaturgia para o “Cabaré do Pão com Ovo”, atualmente em cartaz no Teatro Arthur Azevedo, colaborando tecnicamente, ainda, nos bastidores.

Lauande Aires está ligado a teatro 24 horas por dia. “Sou focado na produção artística, que são os projetos de longa duração. É o que mais gosto de fazer e me sinto bem. Ainda quero fazer muito mais”, finaliza.

Ele é autor do livro “Entre o Chão e o Tablado: a invenção de um dramaturgo” (2012), obra que reúne quatro textos de sua autoria, processos de criações e montagens. No cinema, participou do curta “Meus vinte melhores amigos” (2012), de Ramúzyo Brasil; do longa “Luises - Solrealismo Maranhense” (prêmio melhor ator no Festival Guarnicê 2013), com direção de Lucian Rosa; do longa “O Signo das Tetas” (2015), da Lume Filmes, com direção de Frederico Machado, e do curta “Cidade Olímpica”, com direção de Mavi Simão.


Saiba Mais
Com o espetáculo “A Carroça é nossa”, Lauande Aires circulou por 25 estados brasileiros e 45 cidades, por meio dos projetos do Sesc Amazônia das Artes e Palco Giratório.

Foi produtor, diretor e dramaturgo de “Atenas: mutucas, boi e Body (2017)”, com circulação pela região Norte do país, via projeto Sesc Amazônia das Artes.

Com o espetáculo”O Miolo da Estória” (2010/2014), ganhou quatro prêmios no Festival de Monólogos Ana Maria Rego - Teresina (melhor espetáculo, melhor iluminação, melhor cenografia e melhor sonoplastia); também arrabatou o Prêmio Sated/MA (2011), nas categorias melhor ator e melhor espetáculo; além disso, circulou por diversos festivais de teatro e foi contemplado com o Prêmio Funarte Myrian Muniz e Projeto palco Giratório, com apresentações em 50 cidades de diversas regiões do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.