Plínio Valério Tuzzolo - Administrador hospitalar

Mais de duas décadas de dedicação à saúde no Maranhão

Seu sonho é provar na prática que é possível oferecer saúde de qualidade, com foco na excelência e na humanização dos processos

Evandro Junior/ O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O diretor Geral do HSLZ / HSE, Plínio Tuzzolo, com o empresário Paulo Braid, presidente do Conselho do HSLZ / Grupo Mercúrio, com quem trabalha há 10 anos
O diretor Geral do HSLZ / HSE, Plínio Tuzzolo, com o empresário Paulo Braid, presidente do Conselho do HSLZ / Grupo Mercúrio, com quem trabalha há 10 anos (Tuzzulo )

São Luís - Um dos mais comprometidos administradores hospitalares do Maranhão, Plínio Valério Tuzzolo encontrou nesse ramo seu maior propósito profissional. Radicado em São Luís, o paulista acaba de completar 21 anos de serviços prestados à população maranhense. Graduado em Administração de Empresas e em Administração Hospitalar, ele foi agraciado com o Título de Cidadão Ludovicense em 2009, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na capital.

Sua primeira experiência em São Luís data do ano 2000, quando foi contratado pelo Grupo Pró-Saúde para assumir a direção geral do Hospital Carlos Macieira, do Governo do Estado, onde atuou até 2006. Em seguida, praticamente rodou o país representando a Pró Saúde, assumindo desafios como gestor de importantes hospitais em diversas cidades.

Em 2009, ele retornou a São Luís para dirigir o Hospital do Coração do grupo PróCárdio. Em 2010, foi responsável pela gestão do Hospital e Maternidade de São José de Ribamar. Já em 2011, foi contratado pelo Grupo Mercúrio para assumir a direção geral do Hospital São Luís / HSLZ, também conhecido como Hospital dos Servidores, credenciado pelo Governo do Estado para fazer o atendimento exclusivo a servidores contribuintes do Fundo de Benefício de Servidores do Estado do Maranhão.

Holding

Tuzzulo também responde pela gestão de outras organizações, como o Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses e o Sistema Integrado de Saúde, todas do Grupo Mercúrio, holding de empresas do setor de saúde do empresário Paulo Braid. E, agora, o mais novo desafio do Grupo e de Plínio, em especial, é o recém-inaugurado Hospital dos Servidores (HSE), no bairro Renascença.

“Eu me sinto cada dia mais maranhense e mais motivado a escrever novas páginas nesse livro da minha vida dedicada à saúde no Maranhão. Sou grato por poder contar com o apoio e confiança do empresário Paulo Braid, presidente do Conselho do HSLZ / Grupo Mercúrio e da conselheira Patrícia Vasconcelos, além do suporte de toda a nossa ampla equipe multidisciplinar que faz as coisas acontecerem com excelência. Somos um time unido e vitorioso. Agora, vamos com tudo para fazer do HSE uma unidade de excelência”, diz Plínio.

O administrador presta um agradecimento especial ao sócio e também administrador Édem Lúcio Nicolau. Mais que um colega, trata-se de um amigo que o acompanha nesses 21 anos dedicados à saúde no Maranhão:

“Édem chegou ao Maranhão em janeiro e eu em setembro. Depois, seguimos juntos nessa jornada profissional de 21 anos completados agora. Ele é o diretor administrativo do HSLZ / HSE e posso dizer que somos como irmãos, além de termos o mesmo sonho de provar na prática que é possível oferecer saúde de qualidade, com foco na excelência e na humanização dos processos, tratando o paciente e seus familiares como gostaríamos de ser tratados se estivéssemos enfermos”, completou Tuzzolo.

Responsabilidade social

Plínio também valoriza a responsabilidade social nas empresas em que atua e sempre procura criar ações em prol da comunidade. Exemplo disso é a campanha de doação de sangue do Grupo Mercúrio, ação que começou há quatro anos e é capitaneada por ele, contando com a parceria de colaboradores das empresas do Grupo e da sociedade civil. Com um total recorde de 1.038 bolsas de sangue arrecadadas de agosto a setembro de 2019, a IV Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio foi declarada a maior ação da iniciativa privada em prol do Hemomar. Houve uma pausa devido à pandemia, mas será reativada em breve.

“Servir ao próximo é uma missão pessoal. Me realizo ajudando a melhorar nosso Estado e nosso país” , diz ele, que faz mágica na agenda ocupada para adicionar mais um desafio: ser reeleito diretor regional da Associação Brasileira dos Administradores Hospitalares.

Plínio revela o segredo para dar conta de tantas atividades, sempre se destacando em todas elas: paixão por servir. “Sigo apaixonado pelo meu trabalho como era há 21 anos. A cada dia agradeço mais e mais a Deus pelos amigos que conquistei, pelas pessoas que pude ajudar e pelas oportunidades que aparecem, às quais sempre dou o meu máximo para honrar a confiança daqueles que apostam em meu trabalho”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.