Retaliação

Estados Unidos impõem novas sanções a autoridades do Irã

Secretário de Estado e de Tesouro dos EUA citaram penas impostas a produtores de itens como aço, ferro e cobre, usados em mísseis; foi anunciado também que americanos não poderão fretar aviões para Cuba

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Mike Pompeo, secretário de Estado, e Steven Mnuchin, secretário de Tesouro dos EUA
Mike Pompeo, secretário de Estado, e Steven Mnuchin, secretário de Tesouro dos EUA (Reuters)

WASHINGTON - Os Estados Unidos impuseram sanções adicionais ao Irã como retaliação pelo ataque feito contra bases americanas no Iraque, anunciou o secretário de Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, na sexta-feira,10.

"Estamos anunciando sanções adicionais contra o regime iraniano", disse Mnuchin em uma entrevista coletiva em conjunto com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Oito autoridades iranianas foram penalizadas, entre elas o secretário do Conselho de Segurança Nacional Supremo, Ali Shamkhani. Além deles, sofreram sanções os "maiores produtores" de aço, ferro e cobre - é uma resposta ao ataque com mísseis balísticos.

Pompeo afirmou que não há dúvida de que o Irã tinha intenção de matar americanos com os ataques por mísseis –o que não aconteceu.

Ele fez outros comentários a respeito do conflito entre os EUA e o Irã. A respeito do assassinato do general Qassem Soleimani, Pompeo afirmou que o governo tinha informações específicas sobre uma ameaça iminente por parte do Irã aos americanos, o que incluía ataques contra embaixadas.

O secretário também afirmou que eles acreditam que o Boeing 737 da Ucrânia que caiu em Teerã foi atingido por um míssil iraniano.

Sanções a Cuba

Novas sanções também foram impostas a Cuba: eles proibiram voos fretados entre os EUA e a ilha. O intuito dessa nova restrição é tentar cortar a receita do regime cubano, que dá apoio à Venezuela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.