Saída britânica

Deputados britânicos dão histórica aprovação ao Brexit

Texto teve 330 votas a favor e 231 contra; agora, legislação seguirá para a Câmara dos Lordes e, depois, para o consentimento da rainha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Reação de Boris Johnson depois do resultado da votação do Brexit no Parlamento
Reação de Boris Johnson depois do resultado da votação do Brexit no Parlamento (Reuters)

LONDRES - Os parlamentares britânicos deram, ontem,9, sua aprovação final ao texto que permitirá ao Reino Unido deixar a União Europeia em 31 de janeiro em uma votação histórica após três anos e meio de crise.

A Câmara dos Comuns, amplamente dominada pelo primeiro-ministro conservador Boris Johnson, adotou o texto com 330 votos a favor (231 contra).

Depois de ser examinado pela Câmara dos Lordes - a câmara alta do Parlamento - na próxima semana e depois o consentimento da rainha, o texto, que traduz em lei o acordo Brexit, terá que ser ratificado pelo Parlamento Europeu em 29 de janeiro, dois dias antes da data fatídica.

Por um ano, o texto inicialmente negociado pela ex-primeira-ministra Theresa May, e modificado por Johnson depois que ele chegou ao poder em julho, foi repetidamente rejeitado pelo Parlamento, que forçou três adiamentos e causou uma profunda crise política.

Mas nesta quinta-feira (9), graças à esmagadora maioria que o primeiro-ministro conservador alcançou nas eleições legislativas de dezembro, o projeto de lei que traduz o acordo de divórcio com Bruxelas em legislação britânica foi aprovado sem dificuldade.

“Brexit” é a junção das palavras em inglês “British” e “exit” e significa “saída britânica”. O termo é usado para se referir à saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.