Tragédia

Incêndio florestal na cidade chilena de Valparaíso deixa 700 desabrigados

Mais de 240 residências foram destruídas pelo fogo, que segundo o presidente Sebastián Piñeda foi criminoso

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

SANTIAGO - Mais de 245 casas foram destruídas e 700 pessoas ficaram desabrigadas depois que um incêndio florestal devastou uma área de baixa renda da cidade portuária chilena de Valparaíso na véspera do Natal.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta quinta-feira durante uma visita à zona afetada que há indícios de que o fogo foi atiçado propositalmente.

“Há indícios, alguma prova, de que isso pode ter sido intencional”, disse. “Isso seria extremamente grave.”

“Lamento muito que o que deveria ter sido uma noite boa, uma noite de paz, tenha tido que ser alterado tão profundamente por esta tragédia.”

Valparaíso, conhecido por suas casas de madeira coloridas, é popular entre os visitantes do país sul-americano.

O incêndio começou na terça-feira em uma área arborizada nos arredores da cidade e se espalhou na direção do litoral, atingindo as colinas de Rocuant e San Roque, um emaranhado de assentamentos acima da cidade.

Os moradores fugiram de suas casas poucos momentos antes da ceia de Natal. Alguns perderam todos seus pertences e até seus animais de estimação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.