Cultura

Arte e talento em mostra cultural nesta sexta-feira, 29

Edição 2019 do Esmam Cultural acontece hoje, com diversas apresentações e show especial de Paulinho Pedra Azul

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Paulinho Pedra Azul se apresenta no evento
Paulinho Pedra Azul se apresenta no evento (Paulinho Pedra Azul)

São Luís - A 12ª edição do Esmam Cultural será realizada hoje, às 18h, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen). Mais de 30 produções foram selecionadas pelo projeto desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, que estimula a arte e a literatura entre os profissionais da justiça estadual. O encerramento terá show de Paulinho Pedra Azul.

Neste ano, além das produções de servidores e juízes inscritos, o projeto apresentará o curta-metragem “Acalanto”, do cineasta maranhense Arturo Saboia. O roteiro do evento é dirigido pelos jornalistas do Tribunal de Justiça, Amanda Campos e Heider Lucena.

Os participantes puderam se inscreve tanto na exposição artística “Galeria Prata da Casa” como na “Mostra de Talentos”, que serão compostas por dez trabalhos de fotografia, 12 participantes da área musical, oito composições poéticas e uma produção de artes plásticas, entre outras manifestações culturais.

A cada edição, a comissão organizadora, formada por servidores da Esmam e de outras áreas do Tribunal de Justiça, seleciona as obras, que devem seguir o regulamento do evento, primando, principalmente, por conteúdos que não tenham cunho discriminatório ou inapropriado. Os selecionados na categoria “música” serão acompanhados pelo músico Luís Júnior, que na fase que antecede o evento é responsável pelos ensaios e entrosamento entre os inscritos. Os selecionados também poderão participar da etapa de montagem da exposição, ajudar a definir o espaço e a disposição dos trabalhos.

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da Escola da Magistratura, conta que já desfilaram pelos palcos de edições anteriores encontros literários, lançamentos de publicações, apresentações musicais, dança, encenação de peças teatrais, exposições de artes plásticas e recitais. “Dessa vez, para integrar o público, o espaço da Concha Acústica abrigará feira de artesanato e produtos típicos, e uma lounge, onde será possível conversar com os artistas. Também haverá o cunho solidário com doações que serão destinadas à campanha Natal Feliz”, adianta o magistrado, que é guitarrista da Banda Utopia, de rock nacional.

Alberto Trabulsi, servidor da divisão administrativa da escola judicial e produtor do evento, também é músico. Ele explica que a principal motivação do evento é descobrir os talentos e as revelações artísticas dos funcionários do Tribunal em todo o Estado. “Por trás de uma mesa e da burocracia presente numa área vista como extremamente formal, como a jurídica, tem pessoas com alma poética e artística. Por que não compartilhar esse lado inspirado de cada juiz ou servidor?”, propõe.

O juiz José Eulálio Figueiredo e o seu grupo Sambores animam as edições, com repertório que destaca marchinhas de carnaval de autoria do próprio magistrado. “É uma alegria compartilhar desse espaço com os colegas e conhecer tantos talentos”, revela.

O show mais esperado da noite é o de Paulinho Pedra Azul. O cantor e compositor vai levar para a Concha Acústica os sucessos da carreira, como “Jardim da Fantasia” e “Ave Cantadeira”. Este ano, o mineiro lançou seu novo álbum, “Primavera”, que integra um conjunto de quatro volumes sobre as estações do ano. O artista tem 26 álbuns lançados, em sua maioria de forma independente. Artista múltiplo, ele é autor ainda de várias telas pintadas a óleo e acrílico, de desenhos e fotografias, além de ter livros publicados de poesias e literatura voltada para o público infantil e adulto.

Serviço

O quê

12ª edição da Mostra de Arte e Cultura do Judiciário do Maranhão (Esmam Cultural)

Quando

Hoje, 29, às 18h

Onde

Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen

Ingressos: 1 Kg de alimento não perecível, destinado à campanha “Natal mais Feliz” (TJMA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.