Decisão

FMF confirma W.O e Sampaio Corrêa ganha 3 pontos de jogo cancelado por falta de ambulância

A Federação Maranhense de Futebol confirmou decisão em parecer e decretou derrota do Chapadinha.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 29/03/2024 às 16h50
Jogo seria realizado no estádio Lucídio Frazão
Jogo seria realizado no estádio Lucídio Frazão (Ronald Felipe)

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou parecer sobre o cancelamento da partida entre Chapadinha e Sampaio Corrêa, que não foi realizada, na última quarta-feira (27), pela falta de ambulância no estádio Lucídio Frazão. Após receber a súmula do jogo, preenchida pelo árbitro José Henrique de Azevedo Júnior, a FMF informou que decretou um W.O em desfavor do Chapadinha e confirmou os três pontos para o Sampaio. No documento redigido pela arbitragem, conta que a ambulância demorou mais de uma 1h15 para chegar ao estádio em Chapadinha, o que, segundo o regulamento da competição, assegura o cancelamento do evento. 

VEJA MAIS 

FMF encaminhará a súmula de Chapadinha e Sampaio para o Jurídico

Sampaio pede pontos de "não-jogo" contra o Chapadinha

A FMF usou em seu parecer um conjunto de leis e trechos do regulamento Regulamento Geral de Competições da entidade, entre eles o artigo 19, que afirma que, caso o responsável pelo jogo - neste caso o mandante - não promova e nem disponibilize os requisitos básicos para e a realização do evento, como ambulância, por exemplo, em tempo hábil (30 minutos e mais trinta de tolerância total), o clube mandante está passível de punição, dentre elas,  a decretação de WO da partida. 

Em seu parecer, a FMF decretou o W.O e, consequentemente, a vitória por 3 a 0 para o Sampaio Corrêa. 

“Pela coleção das regras acima, percebe-se, fundamentalmente, que compete ao clube mandante, in casu, CHAPADINHA F.C., a responsabilidade de contratar e/ou arcar com as despesas de ambulância, contendo os equipamentos obrigatórios”, diz trecho do parecer. 

Com essa decisão, o Chapadinha estaria matematicamente rebaixado no Estadual, ao lado do Cordino. Porém, o clube pode recorrer no Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA). A FMF, inclusive, fala em seu parecer que vai encaminhar os autos da sua decisão para o tribunal. 

Com esse W.O ao seu favor, o Sampaio foi aos 27 pontos e, tem dois pontos a menos do que o líder Maranhão Atlético. As duas equipes já estão classificadas e decidem essa liderança na última rodada desta primeira fase do Estadual, que será toda disputada na terça-feira (2). O Bode tem um jogo a menos do que a Bolívia Querida. 

É bom lembrar, que esses três gols acrescentados ao Sampaio pelo W.O sobre o Chapadinha não servem para critério de desempate em saldo de gols, assim como não foram computados para nenhum jogador. 

 

 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.