Projeto

Fomento à leitura com contação de histórias

Escritoras Márcia Montenegro e Priscila Trindade participam do projeto Leitura em Ação, da biblioteca comunitária do bairro Liberdade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
As autoras Márcia Montenegro e Priscila Trindade
As autoras Márcia Montenegro e Priscila Trindade (Márcia Montenegro e Priscila Trindade)

São Luís - Crianças da biblioteca comunitária Dr. João Damasceno, do bairro Liberdade, recebem hoje as escritoras Márcia Montenegro e Priscila Trindade que farão a contação de história do livro “Pitoco”, de autoria de ambas. O livro aborda a vida de um menino cheio de si, que não se permite ser ensinado por ninguém, pois acredita que já sabe tudo. O evento integra o projeto Leitura em Ação e tem início às 15h e terá ainda música, sorteio de livros infantis e lanche.

Obra bilíngue, conta a história do menino Pitoco que, sem Wi-Fi e perdido no meio da floresta, não pode contar com a tecnologia do “copiar” e “colar”. Sem nunca ter se preocupado em adquirir habilidades cognitivo-emocionais que o ajudassem a lidar com as adversidades da vida, ele só pode contar com a ajuda da coruja e da formiguinha, personagens representativas de valores como a sabedoria, empatia, humildade, bondade e gentileza. Ao reconhecer suas próprias fragilidades, finalmente descobre que problemas podem ser oportunidades “camufladas” e encontra em si a força necessária para pedir ajuda e demonstrar gratidão.

O livro foi lançado na última edição da Feira do Livro de São Luís. Para Márcia Montenegro é muito importante levar projetos de incentivo à leitura para bibliotecas comunitárias, em espacial as que funcionam em bairros da periferia da cidade. “As bibliotecas comunitárias são importantes aparelhos culturais, de empoderamento nos quais a comunidade se articula de forma a incentivar a leitura. Na Liberdade, a biblioteca age extra muros, levando livros a moradores, fazendo rodas de leituras, mantém atividades internas diversas e fazem projetos pontuais como este de leitura que aproxima o escritor maranhense do leitor e isto é muito importante”, conta a escritora que lança mão de bonecos, música e outras ferramentas lúdicas para fazer a contação de histórias.

Márcia Montenegro levará ainda para o evento o romance “A Rosa Silvestre” e a obra infantojuvenil “O valor de cada um”, que tem sido adotada em várias escolas públicas e particulares de São Luís, ambas de sua autoria. Além de escritora, ela é jurista, coralista, bailarina e contadora de histórias. Já Priscila Abreu Trindade é coordenadora pedagógica e professora.

Biblioteca

A biblioteca comunitária Dr. João Damasceno, do bairro Liberdade, foi inaugurada em 13 de setembro deste ano e é mantida pela Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Bairro da Liberdade (Adecres).

O local reúne sala para Curso de Informática, telecentro e lan house; sala de leitura e pesquisas escolares; biblioteca infantojuvenil cujo acervo é composto por 400 obras literárias e espaço para exposições artísticas. Com o projeto Leitura em Ação, proporciona contato dos leitores com escritores, ilustradores, contadores de histórias, música, dança e resgate de brincadeiras tradicionais.

Serviço

O quê

Projeto Leitura em Ação

Onde

Biblioteca comunitária Dr. João Damasceno - Rua Corrêa de Araújo, nº 135 – bairro Liberdade (próximo ao ponto final dos ônibus e ao Viva Liberdade)

Quando

Hoje, às 15h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.