Feira do Livro

Professora Rosa Mochel será homenageada na Feira Do Livro

Relançamento de três obras e roda de conversa será às 19h; homenagem é pelo centenário da educadora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

SÃO LUÍS- Nesta quinta-feira, às 19h, no Multicenter Sebrae, como parte da programação da Feira do Livro de São Luís, acontece a Roda de Conversa: Rosa Mochel e suas memórias. A atividade é alusiva ao centenário de nascimento da professora, historiadora, geógrafa e engenheira agrônoma Rosa Martins Mochel, uma das personalidades homenageadas desta edição da Feira. A Roda de Conversa contará com a participação da professora Claudett de Jesus Ribeiro, do escritor Benedito Buzar, da professora Diomar Mota e de Alice Mochel, sobrinha da homenageada. Como mediador estará o professor José Augusto Oliveira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA).

Rosa Martins Mochel nasceu em 19 de janeiro de 1919, na cidade de Miritiba, hoje Humberto de Campos, no Maranhão e faleceu no dia 2 de fevereiro, de 1985, em São Luís.

Professora, geógrafa e historiadora, foi a primeira mulher no estado a formar-se como engenheira agrônoma. Foi secretária de Educação e Ação Comunitária do Município de São Luís, onde desenvolveu ações voltadas para a educação de crianças e jovens.

Amante da natureza, atuou fortemente na defesa do meio ambiente. Criou um horto florestal no bairro Maracanã, zona rural de São Luís, onde cultivava diversas espécies e distribuía sementes com o intuito de contribuir com a preservação ambiental. No mesmo bairro, com a comunidade, criou e organizou o que vem a ser hoje a tradicional Festa da Juçara, realizada anualmente no mês de outubro.

Projetos
Foi criadora também da Casa de Alice, onde eram oferecidos cursos voltados ao artesanato, música e teatro. Foi ainda membro do Ministério da Agricultura e do Departamento de Geografia e Estatística da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante sua trajetória profissional, ocupou ainda diversos cargos na estrutura do Governo do Estado.

Rosa tem vários trabalhos publicados em suas diversas áreas de atuação. Dentre eles, o famoso “Conheça o Maranhão”, de caráter pedagógico, publicado no início da década de 1970.
Em comemoração ao centenário de seu nascimento, a Feira do Livro 2019 faz outra homenagem especial à Rosa: o relançamento de uma de suas obras e o lançamento de uma coleção com três livros da autora, sendo uma republicação e dois novos títulos.

Das três publicações, uma traz reflexões sobre a natureza e a interação humana. O segundo volume traz contos relacionados aos ditos populares e às lendas e histórias do Maranhão. O terceiro livro é uma coletânea de poemas e poesias extraídas de manuscritos da autora, alguns pequenos fragmentos, e até publicações feitas na imprensa local à sua época.
Comum a todos uma leitura agradável e cativante que prende e faz viajar, trazendo um importante conteúdo cultural.

A publicação desses livros parte de um compromisso de tornar possível a concretização do sonho de Rosa de levar sua história e sua obra a grande parte da sociedade maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.