Escritora

A voz de Conceição Evaristo na FeliS

Escritora participa de palestra e roda de conversa, hoje, na Feira do Livro de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Conceição Evaristo participará de atividades sobre livro e leitura em São Luís
Conceição Evaristo participará de atividades sobre livro e leitura em São Luís (Conceição Evaristo)

São Luís - Mulher, negra, romancista, poeta, ensaísta e uma das expoentes da literatura contemporânea nacional, Conceição Evaristo é a grande atração de hoje na 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). Ela profere palestra às 19h30, no Auditório Aluísio Azevedo, Multicenter Sebrae (Cohafuma), com entrada gratuita. Antes, às 9h30, participa de roda de conversa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), também dentro da programação da feira. Amanhã, a escritora realizará uma oficina de leitura e escrita no bairro Coroadinho, a partir das 9h. A ação integra o projeto Oficina de Autora/Autor realizado pela Fundação Itaú Social, Mina Comunicação e Arte em parceria com a Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias.

A produção de Conceição Evaristo é ampla, abarcando o campo da poesia, da prosa e do ensaio literário. Como escritora, ela tem sido convidada para participar de eventos acadêmicos e literários no Brasil e no exterior e tem marcado também presença nos movimentos sociais, notadamente, nos que se relacionam com a luta dos afrodescendentes, sendo participante ativa dos movimentos de enfrentamento ao racismo e de valorização da cultura negra no Brasil.

É autora de obras que abordam a negritude e a experiência da mulher negra, como a coletânea premiada "Olhos d'Água", o romance "Ponciá Vicêncio", a antologia “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”. É professora aposentada e doutora em literatura comparada, tendo trabalhado como educadora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

Nascida em Belo Horizonte em 1946, a escritora mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1970, tendo cursado Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-RJ, com a dissertação “Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade” (1996), e doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense(UFF), com a tese “Poemas malungos, cânticos irmãos” (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros, Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.

Estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, África do Sul e em Angola. Seus contos são estudados em universidades brasileiras e do exterior.

Oficina e roda de conversa

Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uema, Conceição Evaristo participa de roda de conversa, às 9h30. Na oportunidade ela falará sobre “Literatura e resistência na escrita feminina negra”. Além da escritora, participa da mesa Eronilde dos Santos Cunha, que é professora, mestranda em Teoria Literária e pesquisadora do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos – CNPQ.

Amanhã, a escritora realiza uma oficina de leitura e escrita voltada para mediadores de leitura e também representantes de bibliotecas comunitárias. O evento ocorre no Centro Educacional e Profissional do Coroadinho, a partir das 9h. Na ocasião, a autora comandará dinâmicas, análise de narrativas em diversos formatos e práticas de produção de texto.

A oficina já passou por Duque de Caxias (RJ), Recife, Salvador, Belém, Porto Alegre. Será um evento fechado que integra o projeto Oficina de Autora/Autor realizado pela Fundação Itaú Social, desenvolvido em conjunto com a Mina Comunicação e Arte e que neste ano, tem a parceria da Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias.

Serviço

O quê

Escritora Conceição Evaristo na Feira do Livro de São Luís

Quando

Hoje, às 19h30

Onde

Multicenter Sebrae - Cohafuma

Entrada Gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.