Líderes da Europa

Ministra da Alemanha é indicada à presidência da Comissão Europeia

Para Ursula von der Leyen se confirmar no cargo, maioria absoluta do Parlamento da União Europeia deve aprovar a indicação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ursula von der Leyen, ministra da Defesa da Alemanha, em entrevista
Ursula von der Leyen, ministra da Defesa da Alemanha, em entrevista (AFP)

ALEMANHA - Os chefes de estado e de governo dos países integrantes da União Europeia indicaram a ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, como nova presidente da Comissão Europeia – órgão equivalente a um poder executivo do bloco.

O nome de von der Leyen, agora, deverá passar por votação no Parlamento Europeu. Ela será efetivada no cargo se conseguir maioria absoluta dos votos dos parlamentares. Se confirmada, a alemã substituirá Jean-Claude Juncker no cargo.

Von der Leyen, da mesma União Democrática Cristã (CDU, na sigla em alemão) da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, foi sugerida para o cargo pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

As lideranças da União Europeia estavam reunidas desde domingo para escolher os quatro cargos chave, após as eleições europeias de maio que resultaram em fragmentação das forças políticas do grupo.

O que é a Comissão Europeia?

O órgão tem como prerrogativa distribuir os fundos e fiscalizar os tratados e cumprimento das leis europeias.

Apesar de, na prática, funcionar como um poder executivo da União Europeia, somente a Comissão Europeia pode propor leis – discutidas posteriormente no Parlamento e no Conselho europeu.

Para escolher o novo presidente da Comissão Europeia, líderes dos países integrantes do bloco se reúnem e apontam um nome. Depois, o escolhido precisa ser aprovado no Parlamento e no Conselho.

Há a expectativa de um impasse na escolha do novo presidente dentro do Parlamento porque, com a fragmentação vista na eleição de maio, três grupos saíram mais fortes das eleições. É necessário obter uma dupla maioria para eleger o cargo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.