Lena Machado, cantora e secretária executiva da Cáritas no MA

Um anel de tucum e uma experiência inesquecível com o Papa Francisco

Cantora maranhense Lena Machado participou da XXI Assembleia Geral da Cáritas Internacional e viveu momento marcante durante visita ao Vaticano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Lena Machado com o papa Francisco na foto publicada no Instagram oficial de Sua Santidade
Lena Machado com o papa Francisco na foto publicada no Instagram oficial de Sua Santidade

SÃO LUÍS - Ela é envolvida com a arte, mas suas ações são diretamente ligadas aos preceitos cristãos. A cantora maranhense Lena Machado, atual secretária executiva da Cáritas Brasileira no Maranhão, está realizada em sua missão de trabalhar em defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Em Roma, no entanto, ela viveria um dos momentos mais marcantes de seu trabalho dentro da entidade.

Durante a programação da XXI Assembleia Geral da Cáritas Internacional, que congregou cerca de 400 pessoas, representando delegações de 200 países, no Ergife Palace Hotel, Lena Machado viveu uma experiência que considera marcante ao lado do papa Francisco. O fato ocorreu numa audiência papal, concedida especialmente a Cáritas Internacional, na Sala Clementina, no Palácio Apostólico, e que transcorreu com pronunciamentos do cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas) e presidente da Cáritas Internacional, e do próprio Sumo Pontífice, o qual, em seguida, recebeu os participantes para bênçãos, um por um.

O tempo era curto, o suficiente para que cada participante informasse o nome e o lugar de origem. Alguns entregaram presentes ao papa, a exemplo de Lena, que chegou com algo diferente. “Levei ao Papa Francisco um anel de tucum, que é um símbolo forte da Igreja na América Latina. O anel é um símbolo de aliança e ganhou um forte significado. Por essa razão, quis dar a ele”, conta.

Lena sobre o encontro com o Papa: “Momento teve um significado todo especial para mim e o levarei para o resto da vida”
Lena sobre o encontro com o Papa: “Momento teve um significado todo especial para mim e o levarei para o resto da vida”


Protocolo
Ao receber o objeto, o papa Francisco achou que era simplesmente para abençoá-lo e devolveu à Lena.

“Foi aí que eu devolvi de novo a ele, que ficou sem entender, haja vista que eu falava em português. No entanto, os italianos que estavam perto compreenderam do que se tratava e explicaram a ele, que sorriu e pegou o objeto. Esse mal-entendido, de certa maneira e por um momento, quebrou o protocolo do forte esquema montado, em que as pessoas precisavam ser rápidas e práticas. Mas não foi o que aconteceu na minha vez. Tive a oportunidade de passar mais tempo de frente para ele, com a permissão da segurança”, orgulha-se.

Para a surpresa de Lena Machado, a assessoria do Papa Francisco escolheu justamente aquele momento para divulgar uma foto do evento no Instagram oficial de Sua Santidade. “Fiquei extremamente feliz e lisonjeada. Aquele momento teve um significado todo especial para mim e o levarei para o resto da vida. Foi uma emoção muito grande poder estabelecer uma relação com a autoridade mais importante da Igreja Católica, com ele sorrindo carinhosamente e olhando para mim”, detalha.

A maranhense afirma que sentiu uma presença extremamente humana ao estabelecer um contato direto com o papa Francisco, sendo esta qualidade, na opinião dela, muito importante para uma liderança religiosa. “Sou fã do papa Francisco e rezo muito para que ele continue sendo essa voz de paz, para que possamos viver em uma sociedade mais justa e fraterna”, diz.

Cantora com parte de comitiva que participou do evento
Cantora com parte de comitiva que participou do evento

SAIBA MAIS

Assembleia Geral da Caritas
A Assembleia Geral da Caritas começou no dia 23 de maio, com uma missa presidida pelo papa Francisco, e avançou até o dia 28. A celebração de abertura foi transmitida ao vivo com comentários em português. O evento propôs uma reflexão sobre o tema “Uma família humana, um lar comum”.
Durante a santa missa que marcou o início da programação, o papa Francisco disse que “a Caridade não é uma ideia ou um sentimento piedoso, mas é o encontro experiencial com Cristo; é querer viver com o coração de Deus que não nos pede para ter pelos pobres um amor genérico, afeto e solidariedade, mas encontrar neles Ele mesmo, com o estilo de pobreza”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.