Adriana Vieira – empresária e jornalista

Comunicação com propósitos e resultados

Ela é antenada, extremamente focada no trabalho e a primeira brasileira a palestrar no Women Influence Community Forum, em Paris

Evandro Jr. / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Adriana Vieira: “Foi uma honra estar entre mulheres tão inspiradoras e poderosas”
Adriana Vieira: “Foi uma honra estar entre mulheres tão inspiradoras e poderosas” (adriana vieira Paris)

SÃO LUÍS - Há 24 anos, quando fundou a empresa InterMídia Comunicação Integrada, a empresária e jornalista pós-graduada em Relações Públicas e Marketing, Adriana Vieira, sabia bem onde queria chegar. Focada e workaholic, ela pretendia fazer da comunicação empresarial uma ferramenta básica para alicerçar importantes projetos e alavancar o desenvolvimento social e econômico do Maranhão.

Com muito trabalho, estudo e esforço, a jornalista vem conseguindo destacar-se com um trabalho sério e em sintonia com o que está acontecendo no mundo. Ao lado da irmã, Danielle Vieira, ela põe em prática mais do que ações de divulgação e relacionamento: desenvolve com a sócia e sua equipe um trabalho de inteligência de marca e gestão de reputação.

Dinâmica, de pensamento rápido e olhar de águia para o que pode ser uma boa estratégia para destacar uma marca, serviço ou produto, sob vários aspectos, Adriana Vieira não se limita ao trabalho que desempenha no Maranhão. Está sempre em busca de novos desafios, parcerias e, mais do que tudo, de conhecimento. Prova disso são suas incursões pelo exterior, onde tem a oportunidade de sentar ao lado de mentes brilhantes e de pessoas que fazem a diferença no mundo empresarial.

Recentemente, ela esteve em Paris, na França, cumprindo o papel de primeira brasileira a ministrar palestra em um evento de caráter exclusivo, com a presença de uma elite profissional escolhida a dedo para compor o menu de palestras. Figurou como uma das vozes ressonantes do Women Influence Community Forum / WICF Paris, com rigorosa curadoria da filósofa russa Yanina Dubeykovskaya. O evento proporcionou troca de ideias e network em prol do empoderamento feminino mundial.

“Foi uma honra estar entre mulheres tão inspiradoras e poderosas, que usam suas profissões para dar uma contribuição social e deixar um legado ao mundo. É exatamente o que buscamos com o nosso trabalho de comunicação empresarial junto aos clientes da nossa InterMídia. Esse evento veio provar que o que estamos fazendo aqui está em plena sintonia com o que mundo mais precisa, que é criatividade, vontade de inovar e de criar marcas mais fortes e comprometidas com a sustentabilidade e o social, o que passa, também, por uma gestão de reputação profissional e proativa. Resumimos o trabalho que nos propomos a fazer na InterMídia com o nosso slogan atual, que é ‘Comunicação com Propósito’”, conta.

Independentemente da área de atuação, do tamanho da empresa ou do tipo de profissional que você seja, investir em comunicação estratégica é o que vai determinar quão longe você vai chegar”

Debatedora

No WICF 2019, Adriana Vieira atuou como moderadora do debate “Soft Power: Turismo, Ciência e Cultura”, além de ter sido uma das debatedoras do painel “Os Desafios das Mulheres Profissionais”, no qual dividiu o palco com uma russa que atua na área de biomedicina e uma italiana da área tecnológica.

Ela pontuou a necessidade de se usar a comunicação no Brasil para denunciar questões graves como o feminicídio e apoiar o empoderamento das mulheres por meio da oferta mais ampla de educação de qualidade e saúde básica. Mas a principal participação da representante brasileira foi a palestra “Media Influence: A Comunicação com Propósito da InterMídia e o case do cliente Potiguar Home Center”, um projeto de sustentabilidade facilmente replicado em outros países e que recebeu muitos elogios pela ideia de alto impacto.

“Mostramos como a Comunicação Empresarial deve atuar de forma estratégica, influenciando o cliente a ser mais ativo socialmente e influenciando a comunidade a ser mais participativa e engajada. No case da Potiguar, a empresa tem realizado, há dois anos, um projeto de reciclagem de banners plásticos, que se tornam matéria-prima para empoderar mulheres da periferia maranhense”, explicou.

Por meio do projeto, as mulheres recebem, gratuitamente, um curso de corte e costura em suas comunidades e são capacitadas para essa nova atividade, que muitas vezes acaba sendo a principal renda familiar de muitas delas, as quais antes, por não terem escolaridade, ficavam à margem da sociedade.

Criativa

O case apresentado por Adriana Vieira foi bastante aplaudido e citado no evento, por ser um exemplo inovador, simples, bem escalonável e viável para outros países. A maranhense destacou-se por suas ideias criativas e consolidou uma forte rede de relacionamento, para a realização de futuros projetos conjuntos em áreas como comunicação, educação, desenvolvimento de liderança e ativismo social.

“Eu pesquiso há anos modelos de gestão da reputação empresarial a partir da participação conjunta dos consumidores, mídia e sociedade. Nesse evento, trocamos ideias e práticas de como avançar nessa área de forma conjunta e global. Trabalhamos localmente, mas agora apoiada também por uma rede de inteligência internacional pronta a nos ajudar no que demandarmos. Isso é valor agregado para os clientes da InterMídia e por meio dos quais, queremos ajudar a desenvolver o Maranhão, de forma mais sustentável e tendo a comunicação empresarial como base para tudo isso. Estamos à disposição das empresas para criamos projetos e alavancarmos suas marcas”, diz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.