Novo mandato

Netanyahu tem vitória apertada, e oposição promete ''infernizar''

Atual primeiro-ministro deve conseguir uma coalizão maior com os outros partidos em seu quinto mandato; a oposição, liderada pelo candidato Benny Gantz, reconheceu a derrota ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Benjamin Netanyahu comemora com a esposa, Sara, a vitória para um novo mandato
Benjamin Netanyahu comemora com a esposa, Sara, a vitória para um novo mandato (Reuters)

ISRAEL - O atual primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, vai conseguir mais um mandato à frente do cargo graças à sua capacidade de formar uma coalizão maior. A oposição, liderada pelo candidato Benny Gantz, reconheceu a derrota ontem, 10, e disse que pretende "infernizar a vida do Likud", o partido do premiê.

Será, portanto, o quarto mandato consecutivo de Netanyahu e seu quinto mandato no geral – ele ocupou o posto de premiê também na década de 1990. Assim, ele vai superar Ben Gurion como o primeiro-ministro a passar mais tempo no cargo.

Os números mais recentes da apuração mostram que o partido governista Likud e o oposicionista Azul e Branco devem conseguir o mesmo total de cadeiras no Parlamento israelense: 35 cada. Porém, Netanyahu tem mais alianças, principalmente com partidos nacionalistas e religiosos de Israel.

Em Israel, nunca um partido conseguiu, sozinho, levar o número de cadeiras necessárias para se declarar vencedor. Por isso, após o resultado das eleições, as siglas costuram coalizões. Aquela que obtiver o maior apoio consegue eleger o primeiro-ministro.

No caso de Netanyahu, o Likud conseguirá formar coalizão com os principais partidos nacionalistas e religiosos de Israel. Gantz, que estava à frente do partido Azul e Branco, tem apoio dos parlamentares da centro-esquerda local – a maioria deles, descontentes com o governo do atual premiê

Quando saíram as primeiras pesquisas de boca de urna, tanto Netanyahu quanto Gantz declararam vitória. O atual primeiro-ministro chegou a afirmar que já estava formando o novo governo minutos depois de terminar a votação.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a vitória de Netanyahu é "um bom sinal para a paz" e que ele deve conseguir atingir a paz no Oriente Médio.

Trump, inclusive, reconheceu a vitória do aliado ainda nesta manhã. Ele publicou no Twitter uma foto dos manifestantes favoráveis a Netanyahu com bandeiras do candidato vitorioso à reeleição.

Eleições em Israel

A participação eleitoral nessas eleições foi de 4.016.310 eleitores, cerca de 67%, quase 4% a menos do que nas últimas eleições legislativas, em 2015, informou o jornal "Times of Israel".

A campanha eleitoral de três meses se concentrou muito mais nas pessoas do que em temas. Netanyahu tentou retratar seu oponente como fraco e inexperiente. Gantz, por sua vez, tentou capitalizar uma série de investigações de corrupção contra o premiê. O procurador-geral de Israel recomendou que Netanyahu seja acusado de suborno e violação de confiança, mas ele nega qualquer irregularidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.