Disputa eleitoral

Israel: com boca de urna apertada, governo e oposição declaram vitória

Partido do candidato de oposição ganhou mais cadeiras, mas Netanyahu ainda pode conquistar coalizão majoritária e, assim, se manter no cargo de primeiro-ministro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Benny Gantz e Benjamin Netanyahu disputaram eleições parlamentares em Israel
Benny Gantz e Benjamin Netanyahu disputaram eleições parlamentares em Israel (Reuters)

ISRAEL - Duas de três pesquisas de boca de urna das eleições de Israel desta terça-feira (9) mostram que o partido Azul e Branco, de oposição, terá o maior número de assentos no Parlamento. Porém, como a diferença para o Likud, do atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, é muito pequena, a corrida para o governo israelense ainda está indefinida.

Pouco depois dos resultados das pesquisas, tanto Netanyahu quanto o opositor Benny Gantz, do Azul e Branco, declararam vitória. No entanto, os resultados ainda apertados são insuficientes para determinar quem vai obter a maior coalizão com outros partidos.

Pelo Twitter, Netanyahu disse que o partido dele, o Likud, alcançou uma "vitória definitiva". O atual primeiro-ministro também afirmou que já pretende montar a nova equipe de governo ainda nesta noite. Gantz, por outro lado, também disse que o partido Azul e Branco venceu.

Futuro de Netanyahu

Os israelenses compareceram às urnas ontem,9, para votar nas 21ª eleições parlamentares do país. Mais de 6,3 milhões de eleitores estavam aptos para votaro em uma eleição que, na verdade, é vista por muitos como um referendo sobre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Netanyahu busca seu quarto mandato consecutivo e quinto no geral, incluindo um período em que esteve no poder nos anos 90. Caso confirme mais uma vitória, ele garante um lugar na história como o primeiro-ministro a passar mais tempo no cargo, superando o fundador de Israel, David Ben-Gurion.

A campanha eleitoral de três meses se concentrou muito mais nas pessoas do que em temas. Netanyahu tentou retratar seu oponente como fraco e inexperiente. Gantz, por sua vez, tentou capitalizar uma série de investigações de corrupção contra o atual premiê. O procurador-geral de Israel recomendou que Netanyahu seja acusado de suborno e violação de confiança, mas ele nega qualquer irregularidade.

Netanyahu está no poder ininterruptamente desde 2009, além de ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre 1996 e 1999. Ele enfrenta um possível indiciamento em três casos de corrupção, mas nega as acusações. Se vencer, o líder de direita de 69 anos se tornará o premier israelense há mais tempo no poder.

O líder do Likud fez campanha até o último minuto. "Saiam da água e votem em mim", disse em mensagem aos banhistas da praia de Netanya, ao norte de Tel Aviv. "Se querem que continuemos governando, o Likud e eu, vocês têm que ir aos colégios eleitorais ou amanhã vão acordar com um primeiro-ministro de esquerda."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.