Documento

Reino Unido já emite passaporte sem ‘União Europeia’

Mudança aconteceu porque data inicialmente prevista para o Brexit era 29 de março. A partir de 2020, documentos perdem cor vermelha, comum a todos os países do bloco, e voltam a ser azuis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

LONDRES - Cidadãos britânicos já começaram a receber passaportes sem a inscrição “União Europeia”, mesmo com o Reino Unido ainda não tendo deixado o bloco. Alguns documentos com data de emissão posterior a 30 de março já não possuem mais o “European Union” acima do nome “Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”.

A mudança aconteceu porque a data inicialmente prevista para o Brexit era 29 de março. O Reino Unido, porém, negociou uma extensão do prazo até 12 de abril com o Conselho Europeu e, nesta sexta-feira (5), a primeira-ministra Theresa May pediu novo adiamento até 30 de junho.

Segundo um comunicado do departamento responsável pela emissão dos documentos, alguns cidadãos ainda receberão passaportes com a inscrição por mais um tempo, mas não será possível escolher qual tipo cada pessoa irá receber.

Depois que o processo do Brexit for concluído e o Reino Unido estiver fora do bloco, nenhum passaporte será emitido com a inscrição “União Europeia”. No entanto, os documentos que ainda estiverem dentro do prazo de validade poderão ser usados normalmente até expirarem.

Passaporte azul

A cor dos passaportes britânicos também irá mudar por causa do Brexit. Em vez do vermelho escuro, comum a todos os países da União Europeia, será adotado novamente o azul, usado inicialmente há quase 100 anos e abandonado quando o Reino Unido entrou para o bloco.

Os primeiros passaportes azuis serão emitidos no final de 2019 e distribuídos juntamente com os vermelhos durante algumas semanas. Também neste caso os cidadãos não poderão escolher qual irão receber. A previsão é de que, a partir do início de 2020, todos os documentos emitidos já sejam azuis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.