Metodologias ativas e tecnologias digitais a um novo espaço educacional
Consultor e pesquisador de educação disruptiva, professor Moran Costas (USP) alerta para a necessidade de repensar a sala de aula e adotar novos papéis para discentes e docentes, em treinamento para professores do Colégio Dom Bosco e UNDB
[e-s001]O autor, pesquisador e professor José Manuel Moran Costas é um expert em mudanças disruptivas aplicadas à educação e uso de novas tecnologias e, atendendo ao convite do Grupo Educacional Dom Bosco, veio a São Luís para ministrar o treinamento “Transformando o Espaço Educacional com Metodologias Ativas e Inclusão das Tecnologias Digitais”.
No treinamento customizado e exclusivo, o professor Moran dialogou com os docentes maranhenses, compartilhou práticas vanguardistas de educação híbrida e ficou impressionado com as práticas já adotadas no Colégio Dom Bosco e na UNDB de metodologias ativas, com estudo de cases, e que têm o aluno como o grande protagonista da aprendizagem e o professor exercendo o papel moderno e relevante de mentoria na construção do conhecimento.
Ele falou sobre as experiências brasileiras e internacionais de educação, modelos de ensino a distância e o que ele defendeu como sendo o melhor em ganhos de qualidade, que é o modelo híbrido de educação, no qual a sala de aula presencial é enriquecida com o uso de tecnologias digitais para completar a produção de construção do conhecimento, não apenas com entrega de conteúdo, mas com a realização de projetos de pesquisa e extensão. Neste contexto, os papéis de alunos e professores precisam ser repensados.
“O professor atual tem de estar disposto a aprender e reaprender sempre; e também estar disponível para ajudar os alunos a empreender e criar, construir conhecimento. Este docente não é mais o dono da verdade e detentor dos conteúdos, mas sim um líder inspirador de novas ideias e caminhos, um apoiador e um mentor, aquele que faz as grandes perguntas e não aquele que tem as respostas. Já o discente que deseja ter sucesso hoje precisa gostar de estudar e se dedicar a aprender de forma ativa e comprometida, precisa ter curiosidade para experimentar, saber criar e transformar a sua realidade”, enfatizou o professor Moran Costas.
Segundo ele, este modelo de escola em estreita parceria social e de extensão com a comunidade é maravilhoso, não apenas para a riqueza do processo de aprendizagem para docentes e discentes, mas também para ajudar a resolver problemas que afligem a todos.
“Esse modelo é maravilhoso e necessário para um país como o Brasil, com tantos problemas sociais. Se há um país que precisa trazer a realidade para dentro da sala de aula e tentar ajudar a transformá-la, é o Brasil, um país tão desigual. E para o estudante que for aprender, ajudando a transformar a sociedade com o seu conhecimento, a educação fará ainda mais sentido e terá valor e significados únicos. É uma outra dimensão da educação que usa apenas jogos e simulações. A educação ativa pode e deve mudar vidas e ajudar o mundo”, declarou o experiente educador.
Moran fez um alerta sério, de que antes de mais nada o aluno deve buscar encontrar um sentido para sua vida, o qual seria muito enriquecido pela educação. “Não adianta só aprender para ser um bom profissional e ter um emprego, mas ter direção e uma vida que valha a pena ser vivida com propósito. Os alunos mais jovens terão uma expectativa de longevidade ainda maior, e portanto devem buscar o quanto antes ter uma vida plena e rica em significado. O contrário disso é uma vida vazia, que leva a muitas escolhas erradas”, disse ele.
E nesse contexto o educador lembrou que o uso da tecnologia é ambíguo, e seu resultado dependerá da forma com aplicada. “A criança de hoje já nasce hoje em um mundo digital, conectado e complexo. Escola e família precisam ajudar a educar esses alunos atuais para que cresçam usando a tecnologia de forma positiva e libertadora, e não como espaços de dependência”, finalizou Moran.
[e-s001]Ao debater ideias e modelos de educação disruptivas, tanto com os docentes do Colégio Dom Bosco, quanto da UNDB Centro Universitário, Moran Costas revelou que ficou muito bem impressionado e feliz com o quanto o grupo maranhense já adota práticas de vanguarda, como uso de cases e outras metodologias, e elogiou a qualidade visionária da proposta pedagógica que aqui encontrou.
Os docentes que participaram do treinamento puderam tirar dúvidas, questionar modelos e reafirmar a importância do uso de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais. Mas, mais que isso, revelaram que além de aprender com ele, ouvir o professor José Manuel Moran Costas é acima de tudo, inspirar-se e ter a chance de poder ressignificar o seu papel enquanto educador.
“Foi maravilhoso ter ouvido o professor Moran e conversado com ele, que já era um autor inspirador e conhecido nosso, pelos livros que escreveu. A palestra dele apenas complementou o que escreve e aplica, e as transformações disruptivas que defende, com o uso das tecnologias. Foi um complemento maravilhoso para a nossa formação. Saímos ainda mais inspirados deste treinamento”, disse o coordenador do Curso de Administração da UNDB, professor Fábio Carvalho.
A reitora da UNDB e diretora do Grupo Dom Bosco, professora doutora Ceres Murad agradeceu a generosidade do professor Moran, que tem agenda lotada, e é um dos mais disputados consultores e pensadores da educação moderna em atividade no país. “Ele veio completar a nossa visão de inovação e educação com metodologias ativas e tecnologias digitais que já usamos em sala de aula. Beber dessa fonte iluminada como é a visão do experiente educador iluminista, que é o Moran Costas, foi um privilégio para todo o Grupo Dom Bosco”, declarou a reitora do Centro Universitário.
Saiba Mais
- Educação Exponencial voltada para os desafios e vivências dos novos tempos
- Alunos do Colégio Dom Bosco ganham prêmios com educação exponencial
- Cultura "maker" minimiza danos na pandemia
- Semana pedagógica virtual para preparar a volta às aulas
- Complexo educacional prepara o aluno para situações do cotidiano
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.